quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Eventos culturais para promover Freixo de Espada à Cinta

A câmara Municipal de Freixo de Espada à Cinta está a preparar para os próximos meses alguns eventos de promoção do território, exemplo disso são o mercado medieval e a feira internacional do livro, já projectados.
Será promovido, em Maio, o primeiro mercado medieval de Freixo. A presidente do município, Maria do Céu Quintas, considera que o centro histórico da vila é um local privilegiado para acolher este tipo de recriação histórica, que propõe uma viagem até ao reinado de Dom Dinis, tendo como tema a poesia medieval com as cantigas de Amigo e de Amor.  
O objectivo destes eventos é promover o património arquitectónico e atrair mais visitantes ao concelho.
A autarca salienta que o executivo sempre procurou uma estratégia que promovesse o território e “que aproveitasse as mais-valias do património”.
“Vamos ter em Maio o nosso primeiro mercado medieval, algo que as pessoas têm vindo a pedir e que vai servir para promover todo o centro histórico”, salienta Maria do Céu Quintas.
Outro dos eventos organizados para projectar o município é o Festival Internacional Literário pretende homenagear o autor Guerra Junqueiro, natural desta Vila Transmontana. Este festival terá uma projecção a nível internacional, no qual “marcarão presença vários autores e agrupamentos de escolas nacionais e internacionais que de alguma forma estão ligados a Guerra Junqueiro. Serão organizados debates, exposições de temas artes, tudo subordinado à vida do poeta”, destaca a autarca de Freixo.
A promoção de terras de Guerra Junqueiro está ainda patente no novo site do município de Freixo de Espada à Cinta, que terá uma ligação para uma página vocacionada para o turismo. Em preparação está ainda uma aplicação que poderá ser utilizada pelos turistas que pretendam visitar o concelho e que deverá estar disponível no início do próximo mês de Março, a tempo da comemoração das Amendoeira em Flor. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário