sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Exposições de Eduardo Souto de Moura e de Graça Morais no Centro de Arte Contemporânea de Bragança

A partir de amanhã, dia 18 de fevereiro, o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais vai ter patente ao público duas novas exposições. “Proporção e Desígnio”, de Eduardo Souto de Moura, e “Diários sem ordem - As imagens e as palavras”, de Graça Morais, podem ser ser visitadas a partir das 15:00 horas, altura em que se fará a inauguração.
“Proporção e Desígnio”, de Eduardo Souto de Moura, expõe trabalhos emblemáticos do arquiteto, onde se mostram obras como a Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, o Estádio Municipal de Braga, a Pousada de Santa Maria do Bouro, o edifício Burgo, no Porto, e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança, entre outras. Comparam-se esquissos com fotografias evidenciando a coerência entre a conceção e a construção do objeto arquitetónico; entre a proporção da invenção e o desígnio da matéria. 

A exposição tem a curadoria de Joaquim Portela e António Queirós, a colaboração de Marta Rocha, Filipa Roque e Jorge Almeida. 

"Diários sem ordem - As imagens e as palavras” de Graça Morais reúne "o desenho, mais do que a pintura, que na obra de Graça Morais frequentemente se indistinguem, combinam ou sobrepõem e radicou sempre como atividade dorsal em todo o processo de criação da pintora transmontana. 

Ao longo de mais de quarenta anos de carreira artística, a sua obra tem vindo a evoluir numa constante reinvenção, experimentação e até revisitação de temas e abordagens anteriores, ao mesmo tempo que vem mantendo, numa polaridade de opções e estratégias visuais, a unidade e a singularidade de uma obra que não para de nos surpreender. 

Prova disso é a genealogia dos trabalhos que agora se apresentam, na sua maioria inéditos que, não obstante o campo fragmentário de temas e intervalos temporais que os originam, têm na associação da palavra escrita ao desenho e à pintura o denominador comum. Sem qualquer pretensão ou filiação literária, Graça Morais tem vindo a realizar um conjunto muito diverso de escritos, seja como complemento do desenho, seja extrínseco ao trabalho pictórico que, em distintas ocasiões, tomaram a forma de diário. 

Ocasionais e sem a continuidade própria do género, estes trabalhos acontecem usualmente fora do habitual espaço de criação, materializados em diversos cadernos e blocos de papel ou pequenas folhas soltas. 

São os sentidos que determinam o discurso, são o modo como a artista se interroga sobre assuntos tão diversos como os pequenos nadas do quotidiano, a arte, a condição humana ou a sua perceção do mundo. 

A variação de suportes destes Diários sem Ordem é consentânea com a diversidade da gramática estilística, a que dá forma a partir do vigoroso desenho das figurações a carvão e a pastel, que combina e complementa com a palavra escrita, à qual se impõe, pelo imediatismo do gesto, uma opacificação do que é dito". 

"Diários sem ordem - As imagens e as palavras”, tem a curadoria de própria autora Graça Morais e de Jorge da Costa, constituindo uma produção do Município de Bragança em parceria com o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais.

Sem comentários:

Enviar um comentário