sábado, 11 de fevereiro de 2017

Foi criado um agrupamento de Produtores de Carne de Suínos Bísaros

Está a ser constituído o agrupamento de Produtores de Carne de Suínos Bísaros, cuja sociedade comercial foi constituída esta sexta-feira, durante a feira do fumeiro de Vinhais.
O principal objectivo desta entidade é organizar a produção de carne de suíno desta raça com Denominação de Origem Protegida (DOP), de forma a permitir organizar a produção e ajudar a colocá-la no mercado.

Para Carla Alves, da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, este é um agrupamento que já fazia falta para promover esta carne DOP.

Depois de ter sido constituída a sociedade comercial, o passo seguinte é pedir o reconhecimento como agrupamento de produtores, nomeadamente para ser possível aceder a fundos comunitários. O agrupamento pretende ainda conseguir responder à crescente procura deste produto e Carla Alves garante que a produção da região tem capacidade para crescer caso o mercado assim o exija.

Para além de 20 produtores, subscreveram o documento que vai dar origem ao agrupamento, entidades públicas, como o Instituto Politécnico de Bragança, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, o presidente do município de Vinhais, o Director Regional da Agricultura e Pescas do Norte, Manuel Cardoso, e o Director-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Fernando Bernardo, havendo ainda o interesse por parte de várias autarquias.

Informação CIR (Rádio Brigantia)

Sem comentários:

Enviar um comentário