segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Medalha de Honra do Município atribuída às Servas Franciscanas e Comunidade de Balsamão

A Assembleia Municipal, reunida esta quinta-feira, votou por unanimidade o parecer para a atribuição da Medalha de Honra do Município proposta pelo Presidente da Câmara Municipal.
As Servas Franciscanas de Jesus Sacramentado e a Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição (Comunidade de Balsamão) receberão a Medalha de Honra do Município de Macedo de Cavaleiros no próximo dia 29 de junho. 

As Servas Franciscanas viveram de 8 de dezembro de 2015 a 1 de novembro de 2016 o Ano Jubilar da Congregação, festejando 3 aniversários importantes: o centenário da primeira inspiração carismática; os 75 anos da tomada de decisão de fundar a Congregação; 25 anos da elevação a Instituto de Direito Pontifício.

A presença da comunidade no concelho iniciou-se em 1944, destacando-se no desenvolvimento de um trabalho pastoral e de solidariedade social. O Centro D. Abílio Vaz das Neves, em homenagem ao Bispo da Diocese Bragança-Miranda que fundou a Congregação, acolhe 62 crianças e jovens do sexo feminino, com idades entre os 2 e os 21 anos, e do sexo masculino, entre os 2 e os 6 anos; O Centro de Reabilitação Profissional, único no Nordeste Transmontano, dedica-se à formação e inserção socioprofissional de vinte e oito jovens portadores de deficiência em quatro áreas.

Ainda na cidade de Macedo de Cavaleiros, a comunidade possui a Creche e Jardim de Infância Nossa Senhora de Fática, com capacidade, respetivamente, para 58 e 75 crianças. Em Lagoa, o Centro de Dia Padre Carlos Susano serve 22 utentes e presta serviço de apoio domiciliário a outras 23. Em Chacim, O Colégio Ultramarino Nossa Senhora da Paz, estabelecimento de ensino particular e cooperativo, acolhe 110 alunos, do 5º ao 9º ano.

A Congregação dos Marianos da Imaculada Conceição chegaram a Balsamão em 1754 pelo venerável Frei Casimiro Wyszynski. A partir de 1960 e até 1982 funcionou o Seminário de Balsamão, por onde passaram cerca de 600 alunos da região. A partir de então os Marianos têm trabalhado na Pastoral Paroquial, na Animação Pastoral do Santuário de Balsamão, na Pastoral Juvenil, na Pastoral da Misericórdia, através de diversas publicações e a realização anual da Semana da Misericórdia, através de diversas publicações e a realização anual da Semana da Misericórdia, e no diálogo entre a Cultura e a Fé, particularmente com a realização das Jornadas Culturais de Balsamão, desde há 19 anos. Atualmente são párocos in solidum da Unidade Pastoral de Macedo de Cavaleiros e orientam a Casa da Juventude e Artes, junto à Praça das Eras, prestando um precioso serviço aos jovens, sendo também capelães da Santa Casa da Misericórdia de Macedo de Cavaleiros.

Nota de Imprensa - CM Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário