quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Volume da coleção “Rituais com Máscara” centrado nos Caretos de Podence é apresentado no domingo

Lançado em dezembro passado em Lisboa, o novo volume da série “Rituais com Máscara” vai ser agora apresentado em Podence, Macedo de Cavaleiros, no próximo domingo, às 17:00 horas  na Casa do Careto.
A apresentação decorre no segundo dia do Entrudo Chocalheiro, a Festa de Carnaval dos Caretos de Podence, agora elevada à categoria de Património Imaterial de Portugal. Os Caretos de Podence, figuras principais das festividades de inverno no Nordeste Transmontano e embaixadores culturais de Macedo de Cavaleiros, são o foco deste livro.

A tradição, o seu contexto histórico, a forma como perdurou nos tempos e se tornou um dos principais pontos de atracão turístico, estão bem presentes nesta edição que, além do Prefácio do Presidente da Câmara Municipal, apresenta também uma caracterização bem pormenorizada do concelho de Macedo de Cavaleiros.

Do livro faz também parte a “Rota da Máscara em Portugal”, uma parceria entre a Progestur e a Fundação INATEL que apresenta as várias festas com máscara presentes no território português.

 A coleção “Rituais com Máscara”, composta por 11 volumes e editada em português e inglês pela Progestur, conta agora com 6 livros publicados, apresentando-­se como uma componente informativa, cultural e histórica, sobre as tradições e rituais com máscaras no país.

Nota de Imprensa - CM Macedo de Cavaleiros

Sem comentários:

Enviar um comentário