sexta-feira, 10 de março de 2017

50 alunos portugueses participaram nas Masterclasses Internacionais em Física de Partículas no IPB

50 alunos do distrito estiveram ontem no Instituto Politécnico de Bragança para serem físicos por um dia. Esta iniciativa é uma forma de incentivar os alunos do secundário para seguirem uma carreira científica.
Durante o dia de ontem, no IPB, os alunos do ensino secundário foram convidados a experimentar a vida na investigação científica de ponta, através das masterclasses Internacionais em Física de Partículas.
Das escolas do distrito convidadas a participar, aceitaram o desafio as escolas de Bragança e de Miranda do Douro, que quiseram proporcionar uma experiência diferente aos seus alunos.
O investigador do Laboratório de Instrumentação e Física experimental de Partículas (LIP), Ricardo Gonçalo, explica qual o objectivo desta iniciativa.
“É uma forma de lhes dar uma ideia do que é a investigação em física de partículas e de lhes dar a oportunidade de perguntar aos físicos do CERN e aos que estão presentes coisas que nem sempre há oportunidade de perguntar na sala de aula.”
Os alunos têm uma experiência da vida profissional de um físico, pelo contacto com a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear. No final das masterclasses os alunos ligam-se em videoconferência para partilhar os resultados das experiências.
Esta é uma iniciativa que o IPB organiza há oito anos e que gera sempre um feedback muito positivo por parte dos alunos.
Parte da organização deste evento esteve a cargo da professora do IPB, Ana Isabel Pereira, que considera esta iniciativa importante para despertar nos alunos o interesse pela investigação científica e uma possível carreira na área.
Os alunos portugueses são os que mais aderem a este projecto que inclui 45 países de todo o mundo.
Mais uma entre muitas iniciativas organizadas pelo IPB para integrar os alunos do ensino secundário em contextos académicos e profissionais mais próximos da realidade do mercado de trabalho. 

Escrito por Brigantia 

Sem comentários: