terça-feira, 28 de março de 2017

Diocese homenageia arquitecto da catedral de Bragança

O arquitecto Vassalo Rosa, responsável pelo projecto da catedral de Bragança, foi homenageado pelo seu contributo para a criação de um dos mais emblemáticos edifícios da cidade.
Esta homenagem foi promovida pela Diocese de Bragança-Miranda, e o bispo D. José Cordeiro salientou a irreverência da obra e destacou a importância desta celebração.

“Esta é uma igreja única, não é imitação de nenhuma, respeita as características desta cidade e desta diocese e sobretudo é uma igreja aberta”, afirmou.

Uma obra pela qual Bragança esperou mais de 200 anos. Na década de 60 houve um projecto que não avançou por impedimento do Estado. Nesse plano a catedral iria ficar localizada na praça cavaleiro de Ferreira, onde actualmente está sedeado o Teatro Municipal.

Mais tarde o arquitecto Vassalo Rosa e a sua equipa decidiram, criar um plano para uma cidade e igreja renovadas, modernas e abertas, foi assim que surgiu a catedral como hoje a conhecemos. O arquitecto confessa que o local onde se situa sempre foi a sua preferência pessoal.

“O outro sítio está mais ligado à cidade antiga, este já está muito mais ligado à cidade nova, na zona de charneira e por outro lado dava muita importância ao espaço exterior”, sustentou.

A catedral de Bragança foi a primeira a ser concluída no séc. XXI, em território português. Um projecto pensado para ser enriquecido por outros artistas e ser aberto a toda a sua envolvência. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário