segunda-feira, 6 de março de 2017

Feira da Alheira promove o turismo de Mirandela

Em Mirandela aconteceu durante o fim-de-semana a Feira da Alheira. O parque do império foi pequeno para a quantidade de visitantes que passaram pela feira nos dois dias.
Cerca de 100 expositores fizeram parte do certame que ofereceu aos visitantes produtos endógenos de qualidade, nomeadamente, a alheira, o ex-libris da cidade a quem é também dedicado o festival gastronómico que começou em 16 restaurantes durante o fim-de-semana e irá continuar até ao próximo.
A edição de 2017 deste já popular evento gastronómico, foi inaugurada pelo autarca da cidade, António Branco, que considera esta uma importante iniciativa para a promoção territorial. “Temos uma oferta que não é só um fim-de-semana, a mediatização desta feira traz uma promoção não só deste mas de outros produtos. Temos sempre actividades para dinamizar a cidade o importante é que Mirandela esteja sempre activa e não apenas nesta altura”, reitera o autarca.
Este certame é uma forma de dar a conhecer aos muitos visitantes que vêm de vários pontos do país outros produtos de qualidade da região mas que não têm tanto destaque no mercado. A alheira de Mirandela é Indicação Geográfica Protegida, nomeação que o presidente da MIRCOM, Jorge Morais, considera que deve ser utilizada para promover não só Mirandela e a sua gastronomia mas também outros concelhos nas proximidades.
“É um produto de qualidade, a nível de ingredientes predomina o azeite de Trás-os-Montes, as carnes de bísaro que automaticamente estamos a ajudar a desenvolver e promover outros concelhos”, sublinha.
O presidente da MIRCOM falou ainda da criação da Associação de Produtores da Alheira de Mirandela, que conta já com 4 produtores associados e que Jorge Morais considera importante para a preservação da marca e da qualidade do produto.
A alheira de Mirandela representa cerca de 90% do território nacional a nível do produto mais certificado. Estas e outras ideias apresentadas servem de mote para pensar em outros projetos além da feira. Como a criação de uma confraria da alheira e criação de pacotes ligados ao turismo gastronómico, para promoção dos produtos certificados e do turismo e atraindo cada vez mais visitantes à cidade do Tua. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário