segunda-feira, 13 de março de 2017

Feira das Amendoeiras em Flor de Mogadouro ajuda produtores locais a escoar produtos

Em Mogadouro, teve início este fim-de-semana a feira franca dos produtos da terra. As amendoeiras em Flor são o mote para a trigésima edição do certame que junta 26 expositores de produtos regionais e artesanato.
Este ano a feira, que decorre ao longo de três fins-de-semana, está a ser realizada numa tenda. Uma alteração que serve para tentar contornar as variações das condições meteorológicas, como explicou o autarca de Mogadouro, Francisco Guimarães.

“Tivemos de criar este espaço. Penso que está de acordo com aquilo que os expositores nos solicitavam, e assim criamos outras condições que para juntamente com os expositores termos no mesmo recinto um espaço lúdico e cultural”, destacou.

Este ano uma das apostas da organização são as provas de vinho, queijos, enchidos e mel, como forma de divulgar os produtos locais:

“Também temos a primeira prova de produtos regionais, que são produtos que têm de ser conhecidos por toda a gente”, referiu.

Para os produtores locais, esta feira anual é uma boa oportunidade para escoar a produção:

“A maior parte dos produtos que estou a vender é à base de amêndoa, temos agricultura e produção de amêndoa e damos valor àquilo que temos”, disse uma das expositoras.

Em Mogadouro, o concelho transmontano com mais área de amendoal plantado, a floração desta planta continua a ser um cartaz turístico aproveitado para dinamizar a economia com a visita de turistas que chegam muitas vezes em excursões. O certame continua durante os próximos. 

Escrito por Brigantia
Olga Telo Cordeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário