sexta-feira, 10 de março de 2017

Francisco Xavier Machado

 Retábulo das Almas: localizado
no lado do Evangelho da
Igreja Matriz de Carção
Assina a 14 de Maio de 1767 um recibo em que declara estar pago «da obra do retabolo que fis e asentei na igreja de Palacios a qual obra ajustei com Miguel de Novais procurador e rendeiro do Em.º visconde de Barbacena comendador da comenda de São Julião [concelho de Bragança] em que entra a dita igreja e lhe fiz escritura nesta cidade de Bargança na nota do tabalião Luís Alves».
O mesmo Machado fez em 1768 (a data do último pagamento é de 20 de Outubro) o retábulo da igreja matriz de Carção, concelho do Vimioso, justa por 90$000 réis, em harmonia com as seguintes condições (apontamentos, como diz o documento respectivo):
«Primeiramente se fará sobre o altar uma banqueta com suas quartelas nos lados do altar para receber. Sobre a banqueta assentará o banco e sobre este assentarão duas colunas de cada parte, as quais serão lisas somente os capiteis entalhados.

Levará seu sacrário de targe bem feita com sua tala.
Levará na boca da tribuna um pilar de talha com sua tenda.
Levará outro pilar de tala ao pé da parede.
Levará entre as colunas um painel liso.
Levará sobre as colunas o friso com sua arquitrave e cornija e nos bilhetes, seus serafins.

O pilar de dentro passará em volta sobre a boca da tribuna.
Sobre o vilhote se fará uma empena de moldura lisa da qual nacem um recorte que vá receber uns quarteis que hão de topar no forro e fazer meio arremate.
No meio do pilar de volta se fará uma reprisa de talha e desta nacerá uma targe de tala para cima.
A coluna de fora despedirá com uma játa de fogo. E farei esta obra por noventa mil reis – Francisco Xavier Machado».
Em apêndice há mais o seguinte: «O retabulo hade assentar em seus pedestais de talha». E mais se declara que o entalhador é natural do lugar de Veigas.
É provável, a julgar pelo que se diz a propósito de João Duarte Pinto, que fosse natural de Veigas, anexa hoje de Quintela de Lampaças.
Em 1788 arrematou o mesmo Francisco Machado por 80$000 réis a obra de talha da capela-mor e sacristia da igreja matriz de Paradinha Nova, concelho de Bragança.

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

Sem comentários:

Enviar um comentário