terça-feira, 21 de março de 2017

Freixo de Espada à Cinta comemora dia da árvore na Assembleia da República

O dia da árvore foi escolhido para a oferta do primeiro clone do Duarte d’Armas de Freixo de Espada à Cinta, que será plantado hoje nos jardins do Palácio de Belém, a residência oficial do Presidente da República.
A data foi escolhida por Marcelo Rebelo de Sousa para a entrega, que será feita por uma delegação do município e da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Este é um dos vários exemplares clonados do freixo emblemático da vila, com cerca de 550 anos, pela equipa da UTAD, responsável pela recuperação do freixo.
A autarca de Freixo de Espada à Cinta explica que foi devido à idade do freixo que foi decidiram cloná-lo. “Surgiu esta ideia de fazer clones da icónica árvore, a ideia resultou e decidimos oferecer o primeiro à presidência da república”, referiu.
“A chegada ao palácio de Belém será um momento importante para a vila de Freixo”, considera a autarca.
A iniciativa de recuperação da árvore surgiu no âmbito do processo de classificação do Freixo, que está quase concluído. E a descendência da árvore está garantida e poderá vir a integrar uma rota de municípios ligados ao Duarte D’Armas.
Para já a garantia é que o destino do primeiro clone do freixo Duarte D’Armas, vai a partir desta tarde enriquecer os jardins do Palácio de Belém.

 Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário