sexta-feira, 10 de março de 2017

Olimpíadas de Química são no IPB

Realiza-se no próximo dia 11 de março, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG) do Instituto Politécnico de Bragança, a edição de 2017 da semifinal de Bragança das Olimpíadas de Química+, competição destinada a alunos dos 10.º e 11.º anos do Ensino Secundário.
As Olimpíadas de Química+ (OQ+ ) são provas que procuram despertar o interesse pela Química, divulgá-la como ciência e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas entre os estudantes das Escolas Secundárias.

A iniciativa é organizada pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) em conjunto com o Departamento de Tecnologia Química e Biológica da ESTiG.

Para a edição deste ano estão inscritas 9 equipas, sendo cada equipa constituída por 3 alunos, de 8 escolas da região de Trás-os-Montes e pela primeira vez de uma escola do distrito de Viseu, nomeadamente as escolas: ES Emídio Garcia (Bragança), ES/3 Miguel Torga (Bragança), ES de Mirandela, ES/3 D. Afonso III (Vinhais), ES Dr. Júlio Martins (Chaves), ES Morgado de Mateus (Vila Real), EB23/S de Murça, EB23/S de Macedo de Cavaleiros e EB23/S de São João da Pesqueira.

A equipa mais bem classificada na semifinal passará à Final Nacional que se realizará em 20 de maio de 2017 em Aveiro. Na Final Nacional as provas decorrem com carácter individual por forma a selecionar os melhores alunos portugueses, os quais poderão posteriormente representar o país nas competições internacionais. Em 2017 realizam-se a 49.ª Olimpíada Internacional de Química que irá decorrer em Nakhon Pathom, na Tailândia, e a XXII Olimpíada Ibero-americana de Química em Lima, Perú.

A receção dos participantes decorrerá às 10h00 do dia 11 de março de 2017 e os resultados da Semifinal serão divulgados pelas 15h15, no Auditório Eng.º Alcínio Miguel (ESTiG-IPB).

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário