sexta-feira, 10 de março de 2017

Produtores da alheira de Mirandela criam associação para promover o produto além-fronteiras

Um ano depois da Comissão Europeia (CE) ter classificado a Alheira de Mirandela (AM) como um produto IGP (indicação geográfica protegida), vai ser criada, em breve, a Associação de Produtores da Alheira de Mirandela (APAM).
A ideia é “adotar uma estratégia concertada de promoção e de preservação da qualidade do produto ex-libris do concelho, que possa abrir as portas da internacionalização de uma das sete maravilhas da gastronomia portuguesa”, explica Jorge Morais, presidente da direção da Associação Comercial e Industrial de Mirandela (ACIM), entidade gestora da AM.
Aproveitando a realização da feira da alheira, no passado fim-de-semana, foi anunciada a constituição da APAM, que vai integrar, na fase inicial, a própria ACIM, como entidade gestora, e as quatro empresas que estão habilitadas a produzir alheira de Mirandela IGP, mas espera que seja possível triplicar o número de associados. “Vamos sensibilizar outras fábricas e cozinhas regionais para enveredarem pelo processo da certificação com a intenção de toda a fileira se unir em torno de um produto que pode dessa forma ganhar escala e poder candidatar-se a fundos comunitários para projetos que visem a promoção e preservação da qualidade”, refere.
Pedro Caldeira, da empresa Topitéu, e Tiago Ribeiro, das alheiras Angelina, são responsáveis por duas das quatro unidades que produzem alheira de Mirandela IGP, e não têm dúvidas das mais-valias que a APAM pode vir a trazer para o produto ex-libris do concelho.
“É bom para defender a qualidade da nossa alheira e para todos lutarmos pelo mesmo objetivo de levar a alheira a todo o mundo de uma forma organizada e concertada”, afirma Pedro Caldeira.
“Não tenho dúvidas que podemos fazer coisas interessantes numa perspetiva mais global e com uma estratégia que possa b beneficiar a alheira, mas também a cidade”, adianta Tiago Ribeiro.
A APAM tem ainda a perspetiva de criar a confraria da alheira de Mirandela e elaborar pacotes ligados ao turismo gastronómico, atraindo cada vez mais visitantes à cidade do Tua.

Fernando Pires
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário