quinta-feira, 2 de março de 2017

Simulacro no rio Tua testa meios de socorro

Um simulacro da protecção civil testou ontem à tarde os meios de socorro em Mirandela. No cenário criado, aconteceu um acidente aquático no espelho de água do rio Tua, em Mirandela, que provocou duas vítimas.
Este simulacro marca o arranque das comemorações do dia mundial da protecção civil, que se assinala a 1 de Março, e que no distrito de Bragança vai ter 12 acções, distribuídas por todos os concelhos, e que contempla os principais riscos que estão sinalizados em cada um dos municípios.
Edgar Trigo, comandante dos bombeiros de Mirandela, explica os dois acidentes simulados para esta operação de socorro, “trata-se de dois acidentes diferentes um com uma mota de água que a vítima vai ao fundo, e outro com uma viatura que sofre um despiste e vai parar dentro do rio temos de procurar as vítimas”.
O objectivo é potenciar a articulação entre todos os agentes da protecção civil, como refere Rómulo Pinto, 2º comandante do CDOS (Comando Distrital de Operações de Socorro) de Bragança “o objectivo é potenciar a articulação entre todos os agentes envolvidos, protecção civil, bombeiros, PSP, GNR para treinar rotinas e procedimentos. É igualmente importante sensibilizar os cidadãos para uma cultura de segurança estimulando a sua participação.
Manuel Rodrigues, vereador do Município de Mirandela, responsável pelo pelouro da protecção civil, considera muito importante a escolha do rio para este simulacro, por ser um elemento passível de vários perigos.
Nesta operação de socorro, ao simulacro de acidente aquático no rio Tua, em Mirandela, estiveram envolvidas 20 viaturas, duas embarcações e 59 operacionais. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário