terça-feira, 18 de abril de 2017

Aluno da escola secundária de Mirandela colecciona medalhas nas olimpíadas da matemática

João Francisco Morais, aluno que frequenta o 11º ano, na escola secundária de Mirandela, voltou a ganhar mais uma medalha nas Olimpíadas Portuguesas da Matemática.
Desta vez, arrecadou a medalha de prata, na categoria que engloba alunos entre o 10º e o 12º ano.
Com mais esta medalha, o jovem mirandelense, de 16 anos, já totaliza 15 em competições nacionais e internacionais ligadas à matemática.
Se para a maioria dos alunos portugueses a matemática é sinónimo de dificuldades, João Morais trata os números por tu. “Desde pequeno que sempre gostei muito de matemática, desde pequeno que gosto muito de estudar e a matemática naturalmente se revelou fácil para mim”, explicou o jovem.
Para mais este sucesso, o adolescente revela ter sido fundamental o conhecimento apreendido nos estágios do Projecto Delfos, com os professores do departamento de matemática da Universidade de Coimbra, responsáveis pela preparação e selecção dos alunos.
João Morais ganhou a medalha de prata nas olimpíadas portuguesas da matemática que são organizadas anualmente pela Sociedade Portuguesa de Matemática.
Trata-se de um concurso de problemas dirigido aos estudantes do 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e também aos que frequentam o ensino secundário, que visa incentivar e desenvolver o gosto pela Matemática. 

Escrito por Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário