domingo, 30 de abril de 2017

CIM aprova proposta de louvor e apoia candidatura dos Caretos de Podence à UNESCO

A Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes (CIM) aprovou por unanimidade a proposta de louvor e apoio à candidatura à UNESCO da festa de Carnaval dos Caretos de Podence.
O ato aconteceu na última reunião da CIM, e a novidade foi revelada pela deputada Helena Gonçalves na Assembleia Municipal de Macedo de Cavaleiros, que decorreu esta sexta-feira.

“Na reunião da CIM, realizada dia 27, em Bragança, o senhor presidente desta assembleia fez uma proposta de voto de louvor e e apoio à candidatura à candidatura a Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO da festa de Carnaval dos Caretos de Podence. Esta proposta, subscrita pelos restante membros desta assembleia, e que têm assento na CIM, concretamente os deputados Pedro Mascarenhas, Luís Batista e Helena Gonçalves, esta proposta foi aprovada por unanimidade.”
Também o deputado do PS, Pedro Mascarenhas, mostrou satisfação neste sentido, e deixou ainda uma questão sobre a candidatura.

“Foi aprovada por unanimidade, o que nos encheu a todos de orgulho. Mas há aqui algo que eu gostaria de questionar, porque ouvi alguns comentários que me deixaram preocuparam.

Gostava aqui de questionar o senhor presidente quanto à candidatura dos Caretos a Património Imaterial. A candidatura está feita? Não está feita? Vai ser feita? Em que fase está? É que me disseram que acabou por não ser feita. Não estou a afirmar, apenas a perguntar, porque tenho ouvido que há problemas com a candidatura, ou com a submissão da mesma, e gostava que nos elucidasse.”
Ao que Duarte Moreno, presidente do município, entidade responsável por esta candidatura, respondeu.

“A candidatura foi elaborada, submetida, e aguardarmos um resposta por parte da Comissão Nacional da UNESCO.”
Não foi o único assunto a envolver Podence. O presidente da junta da união de freguesias de Podence e Santa Combinha, João Alves, apelou ao apoio de todo o concelho na seleção de Podence para uma das 7 Aldeias Maravilha de Portugal.

“Queria apelar ao vosso apoio. Vamos precisar do apoio de todos. Podence é Podence, mas é Macedo de Cavaleiros, é a nossa terra. Gostaria que todos se unissem em torno desta candidatura, e que nos dias em que tenhamos que votar, que todos ajudem, porque é uma candidatura da nossa terra.”
Podence, a concorrer na categoria de Aldeias Autênticas, que vai receber uma das sete galas que vão anteceder a final, que está marcada para Setembro.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários: