segunda-feira, 10 de abril de 2017

Feira do Folar e do Azeite de Izeda tem vindo a perder expositores ao longo dos anos

É tempo de Páscoa e no Nordeste Transmontano as tradições da época continuam a preservar-se. Este fim-de-semana em Izeda, no concelho de Bragança, realizou-se mais uma Feira do folar e do azeite, onde o folar de carne foi o rei do certame, mas não faltaram outras iguarias gastronómicas e artesanato.
Este ano a feira registou uma diminuição do número de expositores. Estiveram presentes menos produtores de folar, uma vez que a organização decidiu excluir todos os expositores que não pertencessem ao concelho de bragança e região de Izeda.
Rui Simão, o presidente da Associação de Desenvolvimento da Região de Izeda (ADRI), justifica esta decisão com a intenção de certificar o folar de Izeda, um processo que espera iniciar ainda este ano “este ano diminuiu-se ao número de produtores porque foi limitada a presença apenas a produtores de Izeda ou concelho de Bragança.”
A feira contou com 26 expositores, 6 deles de folar, um número que tem vindo a diminuir ao longo dos anos e que Rui Simão justifica com a “diminuição do poder de compra e com a desertificação da região.”
Sobre esse afastamento de visitantes da feira de Izeda, o presidente da junta de freguesia, Luís Filipe Fernandes, não têm dúvidas em afirmar que grande parte desse afastamento se deve à feira do folar de Valpaços que se realiza no mesmo fim-de-semana. “Acaba por nos prejudicar porque somos uma feira de menor dimensão, mas ano passado tentámos alterar a data para o fim-de-semana da Páscoa e também não deu resultado”, lamentou.  
O presidente da câmara municipal de Bragança, Hernâni Dias, também marcou presença na inauguração da feira, onde falou do apoio económico da autarquia a esta e outras iniciativas que promovam a dinamização dos territórios. “Uma das nossas preocupações é actividade económica, seja em Izeda ou outras localidades. Aqui contribuímos com uma verba de oito mil euros, um valor significativo para uma feira desta envergadura”, salientou.
Mais uma edição da Feira do Folar e do azeite que decorreu em Izeda este fim-de-semana, um certame em que a organização promete continuar a investir nos próximos anos. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário