quarta-feira, 12 de abril de 2017

José Caetano Saraiva Caldeira de Miranda

Natural de Almendra, da família Saraivas Caldeiras, fidalgos bem conhecidos em toda a Beira, dos quais procede pelo lado paterno e pelo materno dos Mirandas da Paradinha de Outeiro e Castelãos, concelho de Bragança. É sobrinho de António José de Miranda, antigo governador civil do nosso distrito, de quem foi herdeiro. O Correio Brigantino de 20 de Setembro de 1906 publicou o seu retrato acompanhado de algumas notícias biográficas.
Filho de José Caetano Saraiva Caldeira, natural de Almendra, distrito da Guarda, e de D. Antónia Amélia de Miranda, natural de Castelãos, concelho de Macedo de Cavaleiros, irmã do 1.º visconde da Paradinha do Outeiro, filha do doutor Manuel Gonçalves de Miranda; nasceu em Almendra a 1 de Fevereiro de 1854. Chegou a frequentar o primeiro ano de direito na Universidade de Coimbra, que depois abandonou. Possui em Castelãos muitas e grandes propriedades e um rico palacete brasonado, sendo notável a antiga louça que ornamenta a sua copa, rica em especialidades da China, Japão e outras faianças afamadas.
Por decreto de 8 de Junho de 1906 foi nomeado governador civil do distrito de Bragança, lugar de que tomou posse a 20 do mesmo mês. Em Setembro desse mesmo ano deixou este cargo, sendo pouco depois agraciado com o título de conde de Almendra, e não visconde, como, por equívoco, escrevemos no tomo VI, pág. 752, destas Memórias, advertindo também que D. Antónia Amélia de Miranda é irmã e não descendente do 1.º visconde da Paradinha do Outeiro, como ali se diz.
Uma lamentável confusão fez com que na mesma página 752 do referido volume, ao tratar do brasão de Castelãos, pertencente ao conde de Almendra, nosso biografado, parecera aos que liam menos atentamente, ou com ganas de ver coisinhas (pois na página 377, para onde remetemos o leitor, a genealogia estava clara), que dávamos D. Antónia Amélia de Miranda como filha ou neta do visconde da Paradinha do Outeiro, em vez de irmã, e casada com seu próprio filho. Confusões destas são fáceis em genealogia; deve, pois, corrigir-se por esta forma o texto da discutida página 752:
«46 – Está em Castelãos, concelho de Macedo de Cavaleiros, no frontispício do palacete do visconde da Paradinha de Outeiro, António José de Miranda, hoje de José Caetano Saraiva Caldeira de Miranda, governador civil de Bragança em 1906, conde de Almendra, filho de José Caetano Saraiva Caldeira e de D. Antónia Amélia de Miranda, irmã do visconde da Paradinha de Outeiro, acima mencionado».

Memórias Arqueológico-Históricas do Distrito de Bragança

2 comentários:

  1. Boa noite: Nas informações que disponho, o conde de Almendra, casou com D. Maria José de Arrochela Pinto de Miranda Montenegro, filha do 1.º Conde de Castelo de Paiva. Agradecia que me dessem informações, pois estou a escrever um livro e estou um pouo confuso. já que a consorte que mencionam não é a mesma. Obrigado

    ResponderEliminar
  2. Confirmo que o Senhor José Caetano Saraiva Caldeira de Miranda era casado com a Senhora D. Maria José de Arrochela Pinto de Miranda Montenegro. Morreu muito nova antes que o Rei tenha agraciado o marido com o título de Conde de Almendra.

    ResponderEliminar