segunda-feira, 24 de abril de 2017

MENSAGEM DA DIRECÇÃO DA ASSOCIAÇÃO 25 DE ABRIL EVOCATIVA DO 43º ANIVERSÁRIO

43 anos é muito tempo, mas ainda sabe a pouco  
Foi há 43 anos - 25 de Abril de 1974 - que tudo começou, ao emergirmos da noite e do silêncio, como então afirmou Sophia de Mello Breyner.  
25 de Abril, sempre, passou então a dizer-se, com gosto, neste pequeno e amado país à beira mar plantado. Embora às vezes também prantado.  
E assim acontece de novo, hoje, quando assinalamos, com redobrado vigor e orgulho, a passagem de 43 anos sobre a data em que o MFA e os portugueses puseram fim a mais de 47 anos de ditadura, derrotando as forças totalitárias e colonialistas que mantinham o país, e os portugueses, reféns da sua obstinada cegueira política e teimosia militarista.  
Durante estes curtos anos, em termos históricos, muito se passou em Portugal, muitos sonhos se realizaram - mas muitas desilusões se viveram também. 
Nesse 25 de Abril de 1974, (…) o dia inicial inteiro e limpo - citando mais uma vez a inesquecível Sophia -, ao acordar entrámos, de braço dado com o povo, numa espécie de "bebedeira" colectiva, sem vinho mas com muitas flores na ponta das espingardas, com a euforia e o sonho a possuírem-nos como raramente algum outro povo sentiu e viveu.  
Seguiu-se, pouco tempo depois - como não podia deixar de ser, embora talvez pudesse e devesse ser de outra maneira - o assentar dos pés no chão, com a demonstração de quão difícil é fazer coincidir o sonho com a realidade.  
Contudo, livres, donos do nosso próprio destino - embora com muitas intromissões externas -  fomos aproveitando e praticando a democracia, lamentavelmente com piores resultados do que seria lógico e expectável.  
E não foram os sucessivos atropelos, que os eleitos que escolhíamos faziam às promessas que nos levavam a essas escolhas, que nos fizeram mudar de atitude. O facto é que foram demasiadas as vezes que insistimos nos erros das escolhas, não aprendendo nada com as sucessivas traições de que, como eleitores, fomos sendo vítimas.  
Apesar de tudo isso, com altos e baixos, Portugal foi-se transformando, em Paz - o que nunca é demais realçar -, num País mais livre, mais democrático, mais justo e mais solidário.  
Até que os inimigos de Abril conseguiram ocupar o Poder e encetaram uma destruição de tudo o que cheirava a essa maravilhosa madrugada libertadora.  
A Associação 25 de Abril, que está prestes a completar 35 anos de existência, não abdicou da luta, alertou contra as situações de medo e resignação, proclamou a inequívoca convicção de que Abril seria reafirmado, o medo seria vencido e o futuro seria construído numa perspectiva de Liberdade, Democracia e Justiça Social.  
Fê-lo, fizemo-lo, nomeada e essencialmente nos anos em que comemorámos os 38, 39, 40 e 41 anos do 25 de Abril - basta reler as mensagens que então divulgámos.  
Há um ano, na evocação dos 42 anos de Abril, a nossa mensagem congratulava-se já com o facto de os portugueses terem sabido utilizar a arma maior que nos restava de Abril: a liberdade de praticar a Democracia que a Constituição da República, herança suprema da Revolução dos Cravos, nos permite. E com isso, terem recuperado a esperança.  
Para trás ficou um governo de má memória e um Presidente da República que lhe dera cobertura e apoio.  
Passámos então a ter um Governo em que a esperança voltou e um novo Presidente da República que afirma querer cumprir e fazer cumprir a nossa Constituição de Abril.  
Mesmo assim, manda a verdade que se diga, não estamos totalmente satisfeitos com o presente - e ainda bem, pois a insatisfação é própria das sociedades livres. Continuamos dispostos a lutar para que se recupere de todos os malefícios que nos fizeram, determinados a não baixar os braços na luta permanente por um Portugal onde os valores que há 43 anos foram proclamados, aplaudidos e responsáveis pelos sonhos vividos, sejam cada vez mais sentidos e benéficos para todos. Menos sonhos e mais realidade.  
Hoje, voltámos a ser exemplo para o mundo democrático, que acorda e constata ser possível encontrar acordos e soluções à volta do essencial, com o acessório a ser mesmo e só acessório. 
Tal como em Abril demos uma lição a todo o mundo, com enormes repercussões em todas as latitudes e longitudes, também hoje estamos a espantar, demonstrando que um pequeno País - em dimensão geográfica, que não em valor habitado por um povo especial, continua a trilhar esse rumo.  
Tenhamos presente, contudo, que não estamos isolados no mundo.  
Mundo que vive, nos dias de hoje, em clima de incerteza política, económica, social e militar. Diremos mesmo, mundo que vive à beira de uma nova guerra global que, a acontecer, será profundamente letal.  
Mundo onde os valores parecem não existir, as realidades são virtuais, o populismo está na moda e os loucos estão, de novo, a chegar ao poder!  
É nesse ambiente que temos de pugnar para que Portugal consiga contribuir para uma Europa e um Mundo em Paz, que só será possível se voltarmos a considerar prioritários valores há muito esquecidos e abandonados.  
Só possível se conseguirmos construir uma sociedade onde a corrupção não campeie, onde a justiça seja igual para todos, onde a fraternidade seja uma realidade.  
Sabemos que é difícil, mas teimamos em acreditar - e para isso fazemos votos para que a solução resultante da visão patriótica dos nossos actuais "governantes", isto é, a carinhosamente chamada “geringonça”, continue a obter bons resultados e vá ultrapassando os obstáculos à construção de um Portugal soberano baseado na dignidade da pessoa humana e na cidadania, com uma sociedade livre, justa e solidária.  
É esse o nosso ideal, é essa a nossa determinação, continuamos a não desarmar, vamos - todas e todos, em conjunto - vencer!  
Um grande, um enorme abraço fraternal, com um  
Viva o 25 de Abril!  
E com um grito forte, vindo do fundo de nós e da nossa História .

Viva Portugal!

Sem comentários:

Enviar um comentário