quarta-feira, 19 de abril de 2017

Podence mobilizada para eleição das Aldeias Maravilhas de Portugal

Em Podence, pré-finalista às Aldeias Maravilha de Portugal, na categoria de aldeias autênticas, já se mobiliza a população em prol das galas que vão escolher as 7 vencedoras em Portugal Continental e Ilhas.
A DESTEQUE, responsável pela candidatura na Terra Quente, na qual Podence se engloba, promoveu ontem à noite uma sessão de esclarecimento intitulada “Conversas na Aldeia”.

João Alves, o presidente da junta de freguesia, garante que o objetivo é envolver toda a comunidade em torno desta distinção.

“Vamos envolver as pessoas. Vamos fazer os possíveis e impossíveis para ganhar. Já ganhámos uma com esta freguesia, que foi a Praia. Se ganhássemos também a Aldeia, era ouro sobre azul.

Esperamos o apoio de todo o concelho, e mesmo na Assembleia Municipal. Vou pedir o apoio dos meus colegas. Acho que toda a gente de identifica com Podence, e quando eu digo isto penso que ninguém me leva a mal, e que entendem, porque cada um tem que defender a sua freguesia. Somos todos solidários uns com os outros, e, acima de tudo, transmontanos.”
Uma das 7 galas que antecedem a final vai realizar-se em Podence, a 6 de agosto, com transmissão televisiva entre as 21 e as 23h. Durante essas duas horas, vai ser permitido ligar, para uma linha telefónica a atribuir, para votar nas aldeias que os portugueses (que estiverem nesse momento no país) querem ver entre os finalistas. E, considera Duarte Moreno, autarca local e presidente da DESTEQUE, que os turistas poderão ser também determinantes.

“Os que visitam Podence é mesmo pela tradição. Esta gala (em Podence) vai ser feita no expoente máximos das Praias do Azibo, e vamos ter muitos turistas aqui.

Foi feita referências às 7 Maravilhas da Gastronomia (no caso da alheira), em que o comércio aumentou significativamente. Também no nosso caso o turismo aumentou significativamente com a classificação das Praias do Azibo.

No ano passado, passaram  cerca de 250 mil pessoas pelas praias, e essas pessoas são potenciais votantes na aldeia de Podence.

Estamos a fazer um caderno de encargos, daquilo que a aldeia necessita, e já temos aqui (em Podence) pessoas a trabalhar.”
Também António Carneiro, presidente da Associação Grupo dos Caretos de Podence, ícones da aldeia, se mostra confiante.

“É um caminho a percorrer até dia 3 de setembro. Acho que foi uma boa notícia também para este trabalho que a tradição dos Caretos tem feito ao longo destas 3 últimas décadas, num trabalho de persistência e de muito crer.

Vamos apelar para que Podence consiga mais este feito, agora como Maravilha de Portugal.”
A gala que vai apurar as derradeiras vencedoras está marcada para dia 3 de setembro, e serão eleitas através de chamadas telefónicas.

No distrito, mais duas aldeias nomeadas, ambas no concelho de Bragança. Montesinho, que concorre na mesma categoria, e Rio de Onor, como pré-finalista nas Aldeias Protegidas.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário