sábado, 8 de abril de 2017

Por que razão, Artur Augusto das Neves, ficou conhecido por Artur Mirandela?

Fizeram-me essa pergunta, curiosa e pertinente, à qual tentei obter resposta.
Obviamente que tive de me valer de quem sabe, o seu Neto, João Soeiro da Costa.

HM

Pois aqui fica para esclarecimento e memória futura.

Meu caro

Para responder a essa última pergunta tive de recorrer à memória de minha mãe e da minha querida prima Maria do Céu a quem carinhosamente e desde sempre tratamos por Marita. Pois meu avô, de seu nome Artur Augusto das Neves, era filho de Domingas Mendes e de José Encarnação das Neves. É precisamente deste meu bisavô, a quem chamavam de Mirandela, que nasce a lenda. E porquê? Precisamente e só porque o meu bisavô, o senhor José Encarnação das Neves, criou e desenvolveu os seus múltiplos negócios lá para os lados dessa linda terra. Tão simples como isso. Meu avô Artur achou que o nome lhe assentava bem e adoptou-o. Os filhos inclusive, e estou a lembrar-me do meu tio Manuel que viveu em Bragança quase toda a sua vida, que era apenas conhecido como Manuel Mirandela. 
Afinal, tal como a família que ficou para todo o sempre conhecida como os Mirandelas.

Com um abraço deste seu amigo

João Soeiro da Costa.

2 comentários:

  1. Bela foto. E no meio parece-me tratar-se do Dr. Adolfo Rocha, o nosso grande Escritor e Poeta Miguel Torga ! Será ?

    Francisco Domingues (Vale)

    ResponderEliminar
  2. Isso mesmo estimado amigo.
    Da esquerda para a direita: Artur Mirandela, Miguel Torga e
    Miguel Garcia Fernandes.
    Em Coimbra, Abril de 1960

    Foto: João Soeiro da Costa

    Um abraço.
    Henrique Martins

    ResponderEliminar