quarta-feira, 5 de abril de 2017

Vinhais acolhe exposição fotográfica de Manuel Brito

O centro cultural dos condes de Vinhais tem patente desde segunda-feira a exposição de fotografia “Campanha de dinamização cultural do MFA: Operações da Guarda e Norte-Nordeste”.
São cerca de 40 fotografias de Manuel Brito, que mostram a aplicação desse projecto na vila de Vinhais em 1975.
As campanhas de dinamização cultural desenvolveram-se no interior norte do país, tendo no distrito existido acções em várias localidades. Manuel Brito era técnico da direcção geral de desportos, dirigia a campanha em Vinhais e refere que as fotografias que tirou, há 42 anos, serviam de bloco de notas para registar as actividades.
“Eu seleccionei todas as fotos que tinha feito em Vinhais, na altura fotografei tudo desde parques infantis que construi em Bragança, na cidadela, procissões, aspectos da vida do povo, e depois os aspectos da construção como equipamentos desportivos, animações desportivas. Portanto a minha máquina fotográfica era o meu bloco de notas”, explicou o autor dos trabalhos.
Entre as actividades desenvolvidas nestas campanhas estavam a construção de campos desportivos, parques infantis e distribuía material desportivo. E na altura o cenário “era muito diferente na região.”
O registo fotográfico foi entretanto doado por Manuel Brito ao Centro de Documentação 25 de Abril da Universidade de Coimbra e estará exposto em Vinhais até 15 de Maio. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário