terça-feira, 16 de maio de 2017

A Escadaria do São Bartolomeu...

A Escadaria do São Bartolomeu foi limpa, está limpa.
A Câmara Municipal de Bragança ou a Junta de Freguesia, mais uma vez, assumiram a tarefa de fazer a limpeza pese embora não ser evidente que era, ou é, da sua responsabilidade.
Sobre este assunto já teci, anteriormente, a minha opinião e não a alterei pelo simples facto da escadaria, agora, ficar mais "bonita" na fotografia.
Antigamente, quando familiares ou amigos visitavam Bragança, uma das visitas obrigatórias era o São Bartolomeu. E por quê?
Resposta fácil. É porque do São Bartolomeu se obtém a mais privilegiada vista geral da nossa cidade e sobre quase todos os ângulos. Será por acaso que à estrada que envolve o cabeço lhe chamamos estrada de turismo? Claro que não.
Hoje em dia aonde levamos as “nossas” visitas?
À albufeira do Azibo. À barragem da Serra Serrada. À barragem de Gostei. Ao lago da Sanábria…e, eventualmente, a outros espaços, dentro de quatro paredes, que apesar da sua importância, interesse e investimento público, pouco ou, nada dizem aos que nos visitam já que locais congéneres também eles têm nas suas localidades.
Vá lá, ao menos mantemos a visita obrigatória ao Castelo, do qual somos mui orgulhosos cicerones.
Não são só as famílias, nós, que alteraram os hábitos. Também as entidades oficiais esqueceram o Miradouro do São Bartolomeu. Quantos convidados, ilustres ou não, as entidades oficiais levam ao São Bartolomeu para verem Bragança? Os painéis publicitários e/ou interativos são importantes e bem-vindos mas para se ficar com uma ideia, próxima da realidade, do que é Bragança…só indo ao Miradouro do São Bartolomeu. Se a visita ao Miradouro do São Bartolomeu voltasse a ser obrigatória…seria um bom motivo para garantir uma mais assídua, manutenção do local…o que inclui a escadaria.
Pois…”de boas intenções está o inferno cheio”.

Factos:
Daqui a um mês a escadaria volta a estar como estava antes da limpeza. Basta que caia uma chuvita e que a seguir venha o sol. É assim em todo o lado…
E então…que fazer?
Não sei mas posso mandar uns palpites. Sou só mais um a “amandar” palpites.
Provavelmente, as últimas visitas que teve o Miradouro do São Bartolomeu, foi dos “donos do alheio” que roubaram “O Bordão ao Santo”…

Aí vai:
- À Câmara Municipal de Bragança: Passar a considerar, novamente, a visita ao Miradouro do São Bartolomeu como prioritária;
- Ao Ginásio Clube de Bragança: Passar a considerar a escadaria do São Bartolomeu como um espaço passível de ser utilizado, pontualmente, para treino dos atletas;
- Ao G.D.B. e ao F.C. do BRº da Mãe d´Água: Outrora, subir a escadaria era quase obrigatório nalgumas fases da preparação das equipas:
- Ao I.P.B.: Nos seus cursos de Educação Física, incluir o Miradouro do São Bartolomeu e a escadaria como locais a utilizar pelos alunos nas provas físicas;
- Às escolas: Sim às escolas. E que tal se, de vez em quando, escolhessem o Miradouro do São Bartolomeu para dar um passeio, fazer um piquenique. Pistas de Gelo são “fixes” evidentemente. Circos também. Exposições, idem aspas aspas. Mas uma ideia concreta do que é a nossa cidade só indo ao Miradouro do São Bartolomeu. Quantas crianças, ou mesmo jovens, nascidos e criados em Bragança conhecem o Miradouro do São Bartolomeu? Alguém estará a pensar…lá está este, claro que todos conhecem. Será?
- À Confraria do São Bartolomeu: Então amigos? O espaço tem todas as potencialidades para um bom Parque de Merendas. Para instalar binóculos para miradouros;
- À Junta de Freguesia: Bragança tem, na minha opinião, três ex-libris. O Castelo, a Praça da Sé e o Miradouro do São Bartolomeu e assim será “ad aeternum”. Olhemos por eles. Por nós, pelos nossos antepassados, pelos nossos filhos e netos.
- Aos Bragançanos: Aos que gostam de caminhar. Está na hora de incluir as escadarias, a estrada de turismo e o miradouro nos vossos circuitos.
- Aos praticantes de B.T.T.ou de ciclismo de estrada: Tão na moda. Então rapazes o São Bartolomeu? Não é fino?
- Finalmente aos Fiéis do São Bartolomeu: Subi as escadarias de vez em quando. Sempre deve ser menos penoso do que ir a pé a Fátima e este Santo é nosso e precisa de zelo.

Esta dinamização, e encontro de vontades, pode passar pela Unidade de Desporto da C.M.B.  no sentido de reunir com todas as entidades citadas e criar sinergias que permitam a recuperação, para a cidade, do Miradouro do São Bartolomeu.

Tanta conversa para dizer o que já tinha dito.
DAQUI A UNS TEMPOS A ESCADARIA ESTÁ NA MESMA.

Termino com uma sugestão à Câmara Municipal de Bragança:

Realizem o próximo encontro de idosos do Concelho no São Bartolomeu. Muitas recordações devem ter muitos deles e também…muitas histórias e estórias para contar…

Beijos e abraços e desculpem qualquer coisinha.




HM

1 comentário:

  1. Infelizmente não se aproveita o potencial do S. Bartolomeu, escadaria e estrada do turismo. Excelentes sugestões, bom trabalho!
    A autarquia deveria melhor as condições da estrada do turismo de forma a melhorar os passeios, iluminação, sinalização e quem sabe construir uma ciclovia. Criar e promover roteiros desde o parque do Fervença e Castelo.

    ResponderEliminar