sábado, 20 de maio de 2017

Bragança anfitriã em agosto da primeira prova de trail

O Castelo de Bragança representará a meta do I Zoelae Trail, que trará centenas de adeptos da modalidade à capital do nordeste a 13 de agosto, coincidindo com a Festa da História.
Decorreu a semana passada na Sala de Atos do município brigantino a apresentação do I Zoelae Trail. Organizado pela autarquia brigantina, este evento desportivo, um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem, coincidirá com a realização da Festa da História e incluirá duas provas distintas: o Zoelae Trail Longo, de 25 quilómetros, o Zoelae Trail Curto com a extensão de 17 quilómetros e, ainda, uma caminhada. Com partida da aldeia de Castro de Avelãs, em homenagem ao povo pré-romano Zoela, por ser originário daquela região, ambos os trails irão atravessar a Serra da Nogueira para terminarem no Castelo de Bragança. Já a caminhada começará e terminará no Castelo de Bragança.

“O trail longo para quem já está dentro da modalidade e um trail mais curto, pois nesta zona ainda não existe muita abertura ao trail e é para os iniciantes na modalidade”, começou por referir o diretor de prova, que procura cativar também “atletas das regiões vizinhas e, também, de Espanha e França para virem cá conhecer a nossa região”. De acordo com Henrique Ferreira, os trails mais curtos que existem variam entre os 15 e os 17 quilómetros e os atletas que potencialmente irão participar terão de ter já alguma preparação.

Trailista há cerca de dois anos, Maria Luísa Santos garantiu estar muito entusiasmada por participar nesta prova. “Espero que venha muita gente, que venham muitos colegas que são transmontanos como eu, mas que praticam fora de Bragança”, declarou à comunicação social. Atualmente, na equipa da cidade de Setúbal, a atleta diz mesmo que caso existisse uma equipa de trail em Bragança, “viria para cá”. “Temos as condições ideais. Aquilo que eu acho é que nunca foi uma modalidade muito promovida aqui”, revelou a desportista transmontana.

Já o presidente da Câmara Municipal de Bragança partilhou, em entrevista, que, apesar de ser a primeira vez que a autarquia irá realizar um trail, “estamos esperançados que há-de ser uma prova muito concorrida, muito participada e será, seguramente, uma referência, até porque vai acontecer num período interessante, em agosto, que coincide com a Festa da História”.

Nas palavras de Hernâni Dias, “já tem havido algumas tentativas de colocar o nome zoelae até a algumas associações, mas esta é, certamente, uma forma de podermos ir buscar a história, aquilo que está nas nossas origens e, também, sendo um percurso que acaba por sair de Castro de Avelãs, onde se pensa ter vivido o povo zoela, esta é uma forma simbólica de podermos assinalar a sua existência”.

As inscrições poderão ser efetuadas em www.dareyouspot.com até ao dia 7 de agosto. Sendo a realização da caminhada gratuita, o valor da inscrição para o Zoelae Trail Longo e Curto varia entre os 10 e os 25 euros, dependendo da data em que inscrevem os atletas. Cada participante, terá direito a dorsal, abastecimentos, medalha finisher, tshirt técnica, seguro, banhos, transporte para a partida e para a meta em caso de desistência, assistência de primeiros socorros, almoço e alguns brindes.

Bruno Mateus Filena
in:diariodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário