segunda-feira, 8 de maio de 2017

Centenas de jovens rumaram ao Castelo de Ansiães para assinalar o Dia Diocesano da Juventude

Foram muitos os jovens que neste Ano Pastoral Mariano responderam ao convite de D. José Cordeiro e peregrinaram até Carrazeda de Ansiães para mais uma edição do Dia Diocesano da Juventude (DDJ).
Centenas de jovens rumaram ao Castelo de Ansiães para assinalar o Dia Diocesano da Juventude
O encontro aconteceu nos dias 5 e 6 de maio e contou com a presença de mais de 3 centenas de jovens provenientes dos quatro cantos da diocese.

Imbuídos pelo espírito da alegria e boa disposição, os jovens foram chegando ao Campo dos Escuteiros, ontem ao final da tarde, onde foram acolhidos pelo pároco e organização do DDJ. Montadas as tendas seguiu-se um momento de convívio e oração, com uma vigília, a que presidiu o bispo diocesano. 

Peregrino como os jovens, também D. José Cordeiro pernoitou numa tenda. Este sábado, a aventura começou bem cedo, com a chegada dos grupos diocesanos ao Campo dos Escuteiros, e rapidamente se transferiu para as ruas da vila carrazedense. 

Cantando e orando em cada um dos espaços sócio-culturais, caritativos e religiosos propostos, a manhã terminou com um almoço partilhado. A tarde começou com a descoberta do espaço amuralhado do Castelo de Ansiães, através de jogos tradicionais bem como de atividades de descoberta (marianas e bíblicas), orientadas pelos jovens daquela Unidade Pastoral. 

Os vários institutos de Vida Consagrada da Diocese estiveram representados na “Tenda das vocações”. Nas imediações foram instalados pontos de reconciliação (confessionários) e na “Tenda da adoração”, um espaço de oração e intimidade com Cristo, na capela de Santa Maria, esteve exposto o Santíssimo Sacramento. 

O encontro culminou com a Eucaristia presidida pelo bispo diocesano. Saudando com alegria os presentes, bem como a forte presença do presbitério, D. José Cordeiro salientou que o Dia Diocesano da Juventude não é um festival. Apelou à necessidade de se trabalhar e caminhar mais em unidade, e exortou os jovens à alegria do Evangelho, fazendo «o que Ele vos disser». 

2018 em Vimioso 
Momento de grande júbilo aconteceu antes da bênção final com o anúncio da realização do próximo Dia diocesano em Vimioso, Unidade Pastoral Senhora da Visitação. 

O DDJ foi promovido pelo Secretariado diocesano da Pastoral Juvenil e Vocacional, organizado pela Unidade Pastoral de Ansiães (Jovens UPA, Escuteiros e Crismandos) e contou com o apoio da autarquia local, IPSS, Bombeiros, GNR, Escuteiros, e outras entidades.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário