quinta-feira, 18 de maio de 2017

Dia Internacional dos Museus assinala-se hoje e os museus do distrito estão a comemorar

Hoje comemora-se o dia internacional dos museus e para além da entrada gratuita, em alguns há actividades preparadas para os visitantes.
Por Bragança, o museu do Abade de Baçal abre as portas dos seus jardins e convida os visitantes a participar em sessões de terapias holísticas, como yoga, tai chi e meditação.
Também em Mirandela se comemora a efeméride, no Museu Municipal Armindo Teixeira Lopes, realiza-se uma sessão de sensibilização sobre Bullying, e ainda visitas guiadas e actividades de artes plásticas para os alunos.
Também hoje em Miranda do Douro é inaugurada a exposição “Memórias de uma vida” sobre António Maria Mourinho, um dos maiores da cultura mirandesa.
Celina Bárbaro Pinto, directora do Museu da Terra de Miranda, propõe uma celebração três em um:
“ Vamos ter três comemorações no mesmo dia, pelo dia internacional dos museus, o aniversário dos 35 anos do nosso museu e a comemoração do centenário de António Maria Mourinho, a quem a terra de Miranda muito deve.”
Mas as comemorações estendem-se até sábado, quando se celebra a Noite Europeia dos Museus, homenageando as actividades etnográficas a que se dedicou o historiador que fundou o museu.
A edição de 2017 que é promovida pelo conselho internacional dos museus tem como tema Museus e histórias controversas: dizer o indizível em Museus. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário