quinta-feira, 4 de maio de 2017

Documentário sobre a aldeia de Alfaião, Bragança, estreia na 17.ª edição dos Encontros de Cinema de Viana

"Alfaião", documentário curto produzido e realizado por André Almeida Rodrigues estreia no próximo dia 6 de maio em Viana do Castelo.
O filme fala sobre o quotidiano da aldeia homónima do concelho de Bragança e vai ser estreado em Viana do Castelo na 17.ª edição dos Encontros de Cinema de Viana. A exibição decorrerá no Teatro Municipal Sá de Miranda e estará em competição para as categorias PrimeirOlhar da secção Olhares Frontais. 

Este filme , com duração de 13 minutos, é o projeto final do mestrado Som e Imagem efetuado por André Almeida Rodrigues na Universidade Católica Portuguesa e foi gravado em janeiro de 2016. 

" Neste documentário , interessa-me contemplar o dia-a-dia de uma aldeia. É o quotidiano que nós, os citadinos, sonhamos ter um dia. Por isso, é um retrato contemplativo desta rotina diária. O retrato enaltece os aspetos quotidianos e simples da vida. O agricultor a cavar a terra, o pastor a guiar o rebanho, o aldeão a encher alheira", refere o realizador que é natural de Leça do Balio. 

A aldeia de Alfaião está localizada perto de Bragança e de Espanha e, em 2011, era habitada por 173 pessoas. A sua topografia é de cariz planáltico e é atravessada pelos rios Fervença e Penacal. Por isso, tem terras muito férteis. Em relação às suas origens pouco se sabe, porque os primeiros documentos a referir Alfaião são do século XIII. 

André Almeida Rodrigues  finalizou o mestrado em Som e Imagem na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa e o Master Dirección Cinematográfica no Campus Universitario Europeo (e-laerning,Espanha). Como aluno, no 1º ano do mestrado, realizou e produziu “O Barbeiro Guitarrista”, um curto documentário que ganhou o Prémio Latino de Melhor Curta Metragem Portuguesa, foi nomeado ao Sophia Estudante, prémio da Academia Portuguesa de Cinema e exibido em 19 países, inclusive na televisão portuguesa no programa Cinemax Curtas da RTP 2.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário