quinta-feira, 4 de maio de 2017

II da Feira da Agricultura de Trás-os-Montes aposta em workshops, demonstrações e num colóquio

A II edição da Feira da Agricultura de Trás-os-Montes está de regresso a Macedo de Cavaleiros de 19 a 21 deste mês.
A mostra que passou a ser feira tem este ano como novidade maior o investimento na formação dos agricultores, com workshops, demonstrações e um colóquio, avançou em entrevista à Onda Livre Carlos Barroso, vice-presidente da autarquia.

“As novidades neste certame são, acima de tudo, ao nível da transferência de conhecimentos para os nossos agricultores, o que é muito importante.

Este ano apostamos muito nos pequenos workshops no interior da feira, e nas demonstrações. E também apostamos muito num colóquio que vai existir no domingo de manhã, em que teremos a apresentação de boas práticas e dinâmicas de gente de sucesso na atividade.”
Carlos Barroso, nesta antevisão, cita dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) para referir um aumento de 6 milhões nas exportações no concelho em 3 aons, que acredita estarem ligados ao setor primário.

“Posso dizer um dado, que é um facto no concelho de Macedo de Cavaleiros. Em 2013, exportávamos 2,5 milhões de euros. Em 2016, dados do INE, exportamos 8,6 milhões. Grande parte do acréscimo de exportações deve-se à agricultura. À castanha, ao mel, à produção de carne de excelência, que criaram dinâmicas que hoje fazem com que se desse um incremento que é de louvar. É uma revolução silenciosa.”
Mantêm-se os concursos de raças autóctones e a bênção de máquinas agrícolas, no domingo do certame, que são já habituais.

A Rádio Onda Livre e a Onda Livre TV vão marcar presença nos três dias que dura o evento.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário