quarta-feira, 31 de maio de 2017

IPB assina protocolos de colaboração com Timor e Argentina

O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Instituto Politécnico de Betano, em Timor, assinaram um protocolo de colaboração, que inclui a mobilidade de alunos, docentes e funcionários das duas instituições. A colaboração refere-se cursos nas áreas da produção animal, construção civil, agronomia e mecânica.
“Prevê o intercâmbio de alunos. Nós podemos receber alunos, em regime de mobilidade idêntico ao programa de Erasmus, do Politécnico de Betano e os nossos também podem ir para Timor com condições asseguradas em termos de alojamento e alimentação. A mesma coisa para os docentes e funcionários. Perspectiva-se ainda a vinda de professores de Betano que vão obter em Bragança formação a nível dos nossos mestrados”, explicou Sobrinho Teixeira, presidente do IPB.

O protocolo estende-se ao turismo através da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela.

Num país em que o desenvolvimento económico depende muito da produção de petróleo, Abel Ximenes, vice-ministro da educação de Timor, considera que o turismo é uma aposta muito importante.

“Este sector é muito importante, não só para colocar produtos de Timor em qualquer parte do mundo mas também para recebermos visitas de todo o mundo. Queremos trabalhar para não estarmos tão dependentes do petróleo”, frisou o governante timorense.

Entretanto, o IPB protocolou mais duas parcerias internacionais, uma com a Universidade do Pará, no Brasil, e outra com a Universidade Tecnológica Nacional da Argentina. E para Sobrinho Teixeira estes acordos são resultantes da cotação do politécnico nos rankings de instituições de ensino.

“O IPB é uma bandeira a nível nacional e tudo o que aparece nos rankings está a dar fruto. Quatro vezes consecutivas como melhor politécnico e este ano estar entre as três melhores instituições a nível nacional acaba por ter repercussões”, afirmou o presidente do IPB”, salientou.

Depois das assinaturas dos protocolos com Timor e Argentina sobe para 65 o número de países com os quais o IPB tem parcerias. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário