quarta-feira, 24 de maio de 2017

Rede Ibérica de Investigação de Montanha constitui-se no IPB

No próximo dia 26 de maio decorrerá no Instituto Politécnico de Bragança a reunião de constituição da Rede Ibérica de Investigação de Montanha (RIIM).
A assinatura do respetivo memorando de entendimento contará com a presença de várias instituições de investigação de Andorra, Portugal e Espanha, interessadas na promoção, investigação e inovação em áreas de montanha. 

A constituição da RIIM conta com o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, do Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural (Portugal) e da Secretaría de Estado de Investigación, Desarrollo e Innovación do Ministério de Economía, Industria y Competitividad (Espanha). 

Esta iniciativa reveste-se de enorme importância considerando a elevada extensão que as áreas de montanha ocupam nos territórios de Andorra, Espanha e Portugal. 

O projeto reconhece a relevância destas áreas na produção de bens de elevada qualidade e valor, no quadro de alterações climáticas, na conservação da biodiversidade, do património cultural material e imaterial e no fornecimento de serviços ambientais essenciais. 

A Rede Ibérica de Investigação de Montanha tem ainda em conta o crescente reconhecimento da importância das montanhas em agendas de investigação e desenvolvimento internacionais e a necessidade de promoção da cooperação internacional e interinstitucional como forma de desenvolver competências e aumentar o alcance da investigação de montanha.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário