terça-feira, 30 de maio de 2017

Residência Sénior da Parada inaugurada a 1 de junho

A antiga Escola Primária da Parada, em Alfândega da Fé, transformada em residência para seniores e que conta, atualmente, com 14 residentes permanentes, será inaugurada já esta quinta-feira, Dia da Criança.
É já esta quinta-feira, dia 1 de junho, que a Residência Sénior de Parada, em Alfândega da Fé, será, oficialmente, inaugurada pelas 17 horas. O equipamento social para idosos com origem na antiga escola primária da aldeia transmontana acolhe, neste preciso momento, 14 residentes permanentes com uma média de idades a rondar os 85 anos.

O edifício que antes servia para instruir as gerações mais jovens procura, atualmente, dar uma resposta de proximidade num território cada vez mais envelhecido. De acordo com o executivo alfandeguense, “o objetivo é acolher idosos e prestar-lhes o apoio de que necessitam, mantendo-os próximos das pessoas e locais que sempre conheceram”.

Esta valência integra, também, uma vertente de turismo para seniores, reservando vagas para idosos que aqui pretendam passar férias ou uma temporada, num ambiente calmo e familiar.

“Uma resposta de proximidade” criada pela Associação Para o Apoio Social de Parada (APASP) e pelo município de Alfândega da Fé com o apoio do Fundo do Baixo Sabor. Esta transformação, de escola primária em residência para seniores, exigiu um investimento de, sensivelmente, 500 mil euros, tendo permitido, ainda, a criação de oito postos de trabalho na localidade de Parada. Recentemente e no âmbito das respostas sociais para pessoas idosas, a associação conseguiu firmar um acordo com a Segurança Social, conseguindo, assim, melhores condições para a sustentabilidade desta valência.

A inauguração oficial, no Dia da Criança, decorrerá um ano após a Residência Sénior ter começado a receber os primeiros beneficiários e, numa altura, em que se consolidam as parcerias estratégicas da Associação. De salientar que o momento será solenizado com a celebração de uma missa, ministrada pelo Bispo da Diocese de Bragança-Miranda, D. José Cordeiro, natural da freguesia de Parada, e com uma visita guiada às instalações, onde se inclui a lançamento do website da Associação.

PROGRAMA:
17H00 - Sessão de abertura
- Diretora técnica – Patrícia Pereira
- Representante da Direção da APASP – Ana Pereira
- Presidente da Câmara Municipal Alfândega da Fé – Berta Nunes
17h30 - Celebração de Missa por D. José Cordeiro, Bispo de Bragança-Miranda
18h00 - Bênção da placa de inauguração da Residência Sénior 
18h30 - Visita guiada às instalações e apresentação do Site da APASP

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário