terça-feira, 9 de maio de 2017

Sites de autarquias transmontanas lideram ranking global da Presença na Internet

Os Município de Murça e de Bragança foram distinguidos, respetivamente, com o primeiro e terceiro lugares no ranking global do índice da 9ª edição da Presença na Internet das Câmaras Municipais.
A distinção, feita pela Microsoft Portugal e pela Universidade do Minho, foi realizada numa sessão presidida pelo Secretario de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel. A cerimónia de entrega dos prémios e a divulgação dos resultados decorreu no passado dia 5 de maio, na sede da Microsoft Portugal, no Parque das Nações em Lisboa.

Este estudo, elaborado pelo GÁVEA – Laboratório de Estudo e Desenvolvimento da Sociedade da Informação da Universidade do Minho , com o apoio da Microsoft Portugal, resulta da análise efetuada “aos sítios Web das câmaras municipais portuguesas, realizada com o intuito de retratar o estado da modernização Web das câmaras municipais e do nível da sua relação eletrónica com os munícipes.A análise é efetuada em função de quatro grandes critérios identificados na metodologia, nomeadamente: Conteúdos: Tipo e Atualização; Acessibilidade, Navegabilidade e Facilidade de Utilização dos sítios Web; Serviços Online; e, por último, a Participação Pública". 

O sitio web da Câmara Municipal de Murça foi apontado como exemplo a nível do país, tendo recebido o 1.º prémio a nível nacional. No que diz respeito ao critério “Conteúdos: Tipo e Atualização”, o Município de Bragança também surge na primeira posição, no universo de todos os municípios portugueses. 

Para a equipa de avaliação, “os resultados globais continuam a revelar um progresso significativo do desempenho das Câmaras Municipais portuguesas em matéria de presença na Internet, pese embora o facto de haver um enorme caminho a percorrer, nomeadamente ao nível da qualidade das interações com os munícipes e dos serviços prestados pela via eletrónica”.

Sem comentários: