quarta-feira, 3 de maio de 2017

Termina hoje mais uma edição da Feira das Cantarinhas

Termina hoje mais uma edição da Feira das Cantarinhas, hoje é o dia principal do certame e a última oportunidade dos Brigantinos e Turistas visitarem a Feira e fazerem as suas compras.
Uma feira com origens medievais que marcava pela diferença de ser aqui que os agricultores compravam o que precisavam para a lavoura, incluindo os cântaros, mais tarde com o desaparecimento dessas tradições rurais, começaram a vender-se réplicas em ponto pequeno, as chamadas Cantarinhas que dão nome à feira.
Este ano, apesar do sol convidar ao passeio, os comerciantes queixam-se que o negócio esteve bem mais fraco que ano passado. Ilídio da Silva tem uma banca de cantarinhas e aponta a crise e o calendário como as principais razões para a diminuição das vendas. “Este ano o negócio está mais fraquinho que no ano passado, mas que ainda assim vai-se vendendo”, conta.
Mais optimista está Ana Magalhães, veio de Lousada é comerciante de doçaria, há mais de vinte anos que vende nas feiras e considera esta “uma das melhores de Portugal.”
“O feriado foi muito bom, os outros dias ao serem dias de trabalho já não é igual, nem se compara. Este ano acho que até foi dos anos em tive mais clientes vindos de fora, por exemplo, espanhóis e também muitas pessoas da zona do Porto e de Lisboa que vêm de propósito, é uma feira especial que atrai muita gente a Bragança”, contou a comerciante lousadense. 
Os comerciantes falaram ainda de uma proposta da câmara municipal de alterar a data para o fim-de-semana que não chegou a ser avançada, pelo facto do tradicional dia das cantarinhas de assinalar a dia 3 de Maio. As opiniões dividem-se quanto a uma possível alteração do calendário em anos futuros. Por um lado há os que acreditam que o volume de visitas ia diminuir porque as pessoas conhecem as cantarinhas pelo dia três, por outro lado existem os que apoiam a mudança sempre para o fim-de-semana mais próximo da data para que as pessoas aproveitem a disponibilidade dos dias de folga da semana, para passear na feira e fazer as compras.
Termina assim mais uma edição da Feira das Cantarinhas. Hoje começa também a Feira do Artesanato de Bragança, que pode visitar até Domingo no Largo Camões. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário