sexta-feira, 26 de maio de 2017

Vila Flor é o primeiro concelho do sul do distrito a ter uma unidade móvel de cuidados paliativos

Vila Flor vai ter uma equipa para prestar cuidados paliativos ao domicílio em todo o concelho.
A Santa casa de vila flor concorreu ao prémio EDP Saúde 2016 e depois de ter vencido torna-se o primeiro concelho do sul do distrito a disponibilizar este serviço à população.
O prémio é entregue em material e não em suporte financeiro, “o projecto foi contemplado com uma viatura e material médico e de enfermagem, bem como mobiliário próprio para emprestar aos utentes para terem nas suas casas para estarem em condições mais confortáveis e para que os profissionais possam fazer o seu trabalho mais facilmente”, explica a directora técnica da santa casa da misericórdia de vila flor, Mónica Fernandes.
Para este projecto a Santa Casa vai assinar um protocolo com o município e outro com a ULS Nordeste a fim de ter uma maior facilidade em identificar os casos que precisam de ajuda, uma vez que a ULS tem um acesso mais fácil e pormenorizado a esses dados.
A equipa vai ser constituída por uma médica, enfermeiros, psicólogos e uma nutricionista que além de prestar o apoio ao domicílio vão também dar workshops aos cuidadores, como familiares, vizinhos ou colaboradores que não tenham formação em paliativos.
Esta nova especialidade, no concelho, vai trabalhar durante 7 dias por semana, em todas as freguesias e funcionará nas instalações da santa casa onde vai servir de complemento a outras áreas de assistência.
A cerimónia de apresentação deste projecto vai decorrer no dia 30 de Maio na sede da Santa Casa da Misericórdia de Vila Flor.  

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário