quinta-feira, 11 de maio de 2017

Vista panorâmica do Castelo de Bragança

Vista panorâmica do Castelo de Bragança. O castelo, cuja construção se iniciou em 1409 e terminou trinta anos depois, é constituído por um extenso conjunto de muralhas com um perímetro de 660 metros, que formam quatro recintos individualizados entre si.
Conta com quinze torres ou cubelos e outros tantos panos de muro. Toda a cerca é ameada e define uma planta ovalada que apresenta o seu interior orientado segundo dois eixos viários, que estabelecem a ligação entre a Porta de Santo António, que dá para a parte velha da cidade, e a Porta do Sol, a nascente. 
O lado norte, que esteve ocupado pelas instalações do Batalhão de Caçadores 3, foi arranjado e atualmente é uma ampla zona que torna a Torre de menagem. O acesso era feito outrora por uma ponte levadiça, que levava à porta que se encontra bem alta. Atualmente faz-se por uma estreita escadaria exterior, de pedra. 
A torre está adossada à muralha norte e obedece a um esquema que se foi tornando habitual, que é o de ver a cidadela encostada a um dos lados da muralha e não no centro. Tem ainda a defendê-la um muro com sete cubelos (três do lado nascente, três do poente e um a sul). Funciona no seu interior um Museu Militar.

Sem comentários:

Enviar um comentário