terça-feira, 30 de maio de 2017

Voluntariado Jovem para as Florestas e programa OTL com inscrições abertas

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) está a promover o «Voluntariado Jovem na Floresta – Juventude Ativa», uma ação de voluntariado jovem, enquadrada pelo Programa «Agora Nós», em que a sua entidade organiza a atividade de voluntariado que desenha com e para jovens.
Esta ação de voluntariado jovem visa a preservação dos recursos florestais e ecossistemas com aqueles relacionados, bem como a prevenção contra os incêndios florestais, através da sensibilização das populações, realizada pela atividade de jovens voluntários, promovendo uma maior consciência ambiental, como um exercício de cidadania participativa, enformado num processo educativo de âmbito não formal.

Estão abertas as inscrições para entidades privadas sem fins lucrativos até 16 de junho apresentarem candidatura à organização de atividades de voluntariado jovem.

Cabe às entidades envolver jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 30 anos, na conceção e desenvolvimento das atividades na área ambiental e florestal, proporcionando-lhes desenvolvimento pessoal e social.

As áreas de intervenção são a Sensibilização e educação ambiental para a sustentabilidade, Informação e preservação/qualificação do património natural e paisagístico, Valorização e inventariação do património florestal regional/local, Divulgação de práticas resilientes e racionais de ordenamento do territóri, Promoção de práticas com menores impactes no estado das massas de água e Proteção e valorização das áreas protegidas. 

São destinatários da Ação Voluntariado Jovem na Floresta - Juventude Ativa - todas as entidades organizadoras desde que sediadas em Portugal e que estejam registadas no Registo Nacional das Organizações Não Governamentais de Ambiente e Equiparadas (RNOE), entidades registadas no Registo de Organizações de Produtores Florestais, Associações Juvenis Inscritas no RNAJ e outras entidades que prossigam objetivos abrangidos pela área de intervenção deste programa. (não possível para autarquias locais).

A apresentação das candidaturas para entidades organizadoras é de 23 de maio a 16 de junho de 2017. O período de realização das atividades tem inicio a 17 de julho até 30 de setembro de 2017. 

Programa OTL de Curta Duração tem também as inscrições abertas para jovens

O OTL é um programa que visa proporcionar aos jovens experiências em contexto de aprendizagem não-formal ou em contexto ativo de trabalho, permitindo desenvolver capacidades e competências e contribuindo para  uma ocupação dos tempos  livres de forma saudável.

Estão abertas as inscrições para jovens, até 5 dias antes do início de cada projeto. Este Programa destina-se a Jovens entre os 12 e os 17 anos de idade, residentes em Portugal .

As vantagens em participar num projeto do Programa OTL,Modalidade Curta Duração, são a ocupação dos teus tempos livres e a possibilidade de participar em projetos para a comunidade e desenvolver capacidades e competências pessoais, profissionais e sociais, cem como dinamizar o espírito empreendedor e fazer novos amigos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário