sexta-feira, 9 de junho de 2017

ArrancOU hoje a Festa da Cereja. Inauguração conta com a presença da Secretária de Estado da Justiça

Abriu hoje portas, dia 9 de junho, às 11h00, a edição de 2017 da Festa da Cereja de Alfândega da Fé. O evento, que faz da cereja elemento de promoção e valorização da cultura e identidade do concelho, é inaugurado oficialmente às 18h00 desse mesmo dia.
A cerimónia conta com a presença da Secretária de Estado da Justiça, Anabela Pedroso. Na altura, será apresentado um projeto-piloto relacionado com o cadastro nacional dos prédios rústicos. Alfândega da Fé é um dos municípios selecionados para testar este projeto, inserido num conjunto de iniciativas que se encontram, presentemente, no Parlamento em processo legislativo. 

Trata-se de medidas que vão permitir a georreferenciação dos limites de propriedade rústica, visando a criação de um novo regime transitório de incentivo à promoção do registo de prédios rústicos e a adoção de novas ferramentas tecnológicas de Georreferenciação de prédios rústicos (cadastro simplificado). 

Recorde-se que a Festa da Cereja de Alfândega da Fé tem vindo a assumir-se como a principal montra do concelho, privilegiando aspetos identificativos do mundo rural, divulgando os produtos da terra e atividade conexas. Esta ano o certame apresenta-se com um novo figurino. Uma das novidades é a criação de um espaço único com 2100 m2 de área coberta.

Uma grande área destinada à mostra e venda de produtos locais e artesanato que inclui um palco permanente para espetáculos musicais e ainda uma área reservada às diversas atividades programadas para a Festa. Este ano os visitantes poderão circular num espaço único que agrega expositores, momentos de animação, apresentação de livros e outras iniciativas. No recinto da feira os visitantes poderão ainda encontrar tasquinhas e restaurantes, em espaços de convívio dedicados à gastronomia. 

Para quem procura produtos locais de elevada qualidade e de sabor excecional a Festa da Cereja é o local ideal. O certame conta com mais de uma centena de expositores locais e regionais destacando-se produtos como o fumeiro, o queijo, o azeite e claro, a cereja.

Durante a Festa o visitante pode assistir a showcookings e provar deliciosas receitas com cereja, confecionadas pelo chef Marco Gomes ou pela Maria Manuel, a melhor mini-chef do país. Dois filhos da terra que se juntam para promover o que de melhor se pode encontrar em Alfândega da Fé. A Maria vai estar na Festa no sábado, 10 de junho, às 17h00. O showcooking a cargo do chef Marco Gomes acontece no domingo, às 16h30. 

A animação é também uma aposta forte da organização. Na sexta-feira sobem ao palco os Sons do Minho, que vão proporcionar um momento inédito durante o espetáculo. É que vão atuar com o grupo local Concertinas de Sambade. João Pedro Pais atua a 10 de junho e a encerrar o certame o Festival Sons de Portugal. A iniciativa acontece a tarde de domingo e junta as sonoridades mais genuínas de Portugal.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário