segunda-feira, 12 de junho de 2017

Autocarro da Rodonorte ardeu no Túnel do Marão

Um autocarro da RodoNorte ardeu este domingo, por completo, dentro do Túnel do Marão. Os 20 passageiros terão conseguido sair ilesos. Um curto-circuito pode ter estado na origem do incêndio. A empresa anunciou a abertura de um inquérito. O trânsito, no sentido Amarante-Vila Real, pode ficar cortado durante dias.
Veja o Video
Apenas quatro pessoas decidiram, já após abandonarem o túnel, deslocar-se ao Centro Hospitalar de Vila Real por inalação de fumo e em estado de choque, confirmou fonte da unidade ao JN.

O incêndio deflagrou por volta das 20.30 horas, cerca de 1200 metros depois da entrada no sentido Amarante-Vila Real. O protocolo de segurança foi ativado e os passageiros foram evacuados pelas saídas de emergência. Nenhum sofreu ferimentos, apesar de não terem podido aguardar numa das galerias do túnel, construídas para esse tipo de situações de emergência. O problema é que a abertura de portas entre duas galerias permitiu que o fumo intenso alastrasse nessas salas inviabilizando o seu uso.

De acordo com o comandante dos Bombeiros de Cruz Branca de Vila Real, Orlando Matos, o autocarro terá ficado "totalmente destruído" e o incêndio "terá provocado danos na estrutura ao nível da iluminação". O trânsito pode, por isso, ficar cortado durante alguns dias para reparações.

Pedro Teixeira, que circulava no sentido oposto contou ao JN que os condutores ficaram parados dentro do túnel durante 30 minutos. "Não vimos fumo, nem sabíamos o que se estava a passar. Não houve pânico mas as pessoas estavam apreensivas", descreveu, explicando que só depois de meia-hora ouviram uma mensagem, pelos altifalantes, pedindo aos condutores que fizessem inversão de marcha e abandonassem o túnel pelo lado de Vila Real.

O trânsito no sentido Vila Real-Amarante deve ser reaberto esta segunda-feira de manhã. Na operação estiveram 54 homens e 23 viaturas.

António Orlando e Sandra Freitas
Jornal de Notícias

Sem comentários:

Enviar um comentário