terça-feira, 6 de junho de 2017

Capela de Santo Ambrósio novamente assaltada

O Santuário de Santo Ambrósio, na freguesia de Vale da Porca, em Macedo de Cavaleiros, foi novamente visitado pelos amigos do alheiro este fim de semana.
O furto não terá rendido mais do que 100 euros, valor que estaria no cofre das esmolas que os assaltantes literalmente levaram. António Patrício, o zelador, ressalva que a maior despesa que fica é o arranjo dos prejuízos causados.

Foi de sábado para domingo, às 4 da manhã. Temos lá alarmes, ligados à central, que me telefonou a dizer que algo tinha acontecido. Liguei para a GNR, porque uma pessoa sozinha ali não faz nada, muito menos de madrugada. Quando as autoridades chegaram, já tinham abandonado o local.

Há sempre prejuízo. É preciso arranjar a fechadura. Têm andado a arranjá-la e não sabemos quanto vai ficar. São despesas para o Santo.
A capela de Santo Ambrósio é um alvo frequente de assaltos. António Patrício apela a um maior respeito pelo local.

A última vez que rebentaram o cofre foi em setembro. Por altura da festa de Limãos (aldeia vizinha). Até agora, ainda não tinham mexido mais, mas deveria haver mais respeito.

Já tenho dito à GNR para quando passar por lá, para dar uma vista de olhos, para ver se se passa alguma coisa. Mas, fazem estes trabalhos de madrugada, porque sabem que por ali não há ninguém. É um deserto. Passam carros, mas a essa horas passa um de vez em quando. E mesmo que alguém veja alguma coisa não vai lá, porque é sempre um risco.
O responsável pelo santuário considera que quem pratica estes furtos tem intenção de realizar algum dinheiro facilmente, visto ser o cofre o único alvo. Além do dinheiro, não há mais nenhum dano ou furto a registar, nem nesta nem em outras ocorrências.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário