quinta-feira, 29 de junho de 2017

Ciência vai ser tema de conversa nos bares de Bragança

A Ciência vai ser tema de conversa de café, a partir de sexta-feira, em Bragança, numa iniciativa que pretende pôr docentes e investigadores a falar com clientes sobre as suas teses "numa "linguagem simples".
"Alguma vez falaste de Ciência num bar?" é a pergunta que lança o Centro de Ciência Viva de Bragança que celebra uma década fazendo chegar à cidade o evento internacional "PubhD".

A ideia nasceu no Reino Unido e tem o nome dos dois elementos desta iniciativa: o "pub" (bar") e "hD", como são chamados os doutorandos em inglês, explicou à Lusa Ivone Fachada, responsável pelo Centro de Ciência Viva de Bragança.

A primeira conversa terá lugar na noite de sexta-feira, no bar Praça 16, em Bragança, com três doutorandos do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) que irão falar dos trabalhos que estão a desenvolver e responder a perguntas "à volta de uma cerveja".

O propósito é, a partir de setembro, fazer estes encontros regularmente "de dois em dois meses" nos diferentes bares da cidade, ainda segundo a responsável.

"É tirar as pessoas das universidades e pôr os doutorandos a falar sobre a investigação que estão a desenvolver numa linguagem simples", explicou.

A ideia é "levar a Ciência para fora de portas e conseguir atingir outro público que normalmente não visita o Centro de Ciência Viva", como indicou.

Os presentes no bar "vão poder perguntar e conversar com os doutorandos".

Na opinião de Ivone Fachada "é um bom exercício para os próprios investigadores pensarem naquilo que estão a fazer e se o conseguem explicar ao grande público, fora dos contextos, linguagens e ferramentas que utilizam".

Para a primeira conversa, "num ambiente descontraído e informal", foram convidados Maria Inês Dias, Nelson Rodrigues e Rui Fernandes do Instituto Politécnico de Bragança.

Agência Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário