terça-feira, 20 de junho de 2017

Conselhos Raianos defendem acesso igual às plataformas de comunicação

O Convento de São Francisco, em Puebla de Sanabria, acolheu esse fim-de-semana a 2.ª sessão dos Conselhos Raianos, uma iniciativa da Rede Ibérica Ocidental para a Nova Ordenação Raiana – RIONOR, que contou com a colaboração do IPB e do Centro de Ciência Viva.
Sobrinho Teixeira, presidente do IPB, marcou presença neste encontro e defende que Bragança não quer ser mais uma região periférica.
Uma nova ligação rodoviária entre Bragança e Puebla de Sanabria, com passagem por Rio de Onor, foi uma vez mais defendida nestes Conselhos, nomeadamente, pelo professor Dionísio Gonçalves, até como forma de potenciar a futura estação de Alta Velocidade prevista para Otero de Sanabria e cuja obra deverá avançar em breve.
Em discussão estiveram também as redes digitais de comunicação de dados e telecomunicações.
Rui Pedro Lopes, professor no IPB e especialista na área da comunicação digital, abordou a importância do acesso a estas novas plataformas como factor de coesão e revelou que ainda há muito a fazer nos dois lados da fronteira.
Na última intervenção da tarde, Helena Silva, engenheira do CEIIA – Centro para a Excelência e Inovação da Indústria Automóvel – falou da mobilidade sustentável e da criação de um corredor “verde” de mobilidade eléctrica entre Puebla e Bragança, utilizando a rede viária já existente. “Quando falamos de um corredor de mobilidade eléctrica ou de um corredor verde é uma via onde a prioridade é zero emissões nessa trajectória”, defendendo ainda que “um corredor verde entre Puebla-Bragança pode ser o eixo de uma nova centralidade na ligação Madrid-Porto”.
Nesta sessão foram ainda oradores Miguel Dias, da DECO e o arquitecto e membro da RIONOR, João Ortega.
A próxima reunião dos Conselhos Raianos terá lugar a 22 de Julho, em Torre de Moncorvo. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário