terça-feira, 27 de junho de 2017

DESTEQUE já divulga Podence pré-finalista a Aldeia Maravilha de Portugal

Podence, em Macedo de Cavaleiros, é, como já anunciado, uma das pré-finalistas das 7 Aldeias Maravilha de Portugal, na categoria de Aldeia Autêntica. E o São Pedro, que decorre esta semana no concelho, é palco daquilo que se pode chamar uma ação de sensibilização para apelar ao voto dos locais e dos visitantes. Uma iniciativa de promoção que tem o carimbo da DESTEQUE.
As emissões na RTP1 começam já no próximo mês, e é necessário votar, telefonicamente, em cada uma das aldeias seleccionadas, no dia em que acolherem as galas televisivas. Em Podence é dia 6 de agosto, e é-nos tudo explicado por Luís Filipe Costa, da Associação Grupo dos Caretos de Podence.

Estamos a divulgar um programa que ainda não começou a dar na RTP, mas vai começar dia 9 de julho. É o dia em que vai para o ar a primeira emissão deste concurso entre aldeias. São 49 finalistas, todas vão disputar o top 7, e Podence vai estar lá, na categoria de Aldeias Autênticas. Estamos aqui a apelar ao voto em Podence, quando começarem as votações.
A data está anunciada em ponto gigante, neste certame, e as pessoas, diz Patrícia Cordeiro, socióloga e responsável técnica pela candidatura dos Caretos a Património Nacional e à UNESCO, ficam curiosas.

Ficam curiosas quando vêem o cartaz, e perguntam o que é. As 7 Maravilhas já sabem o que é, porque já temos a Praia da Ribeira (Azibo) com esse selo. E levam um cartão para se recordar que no dia 6 de agosto têm de votar, das 21h às 23h, nesta aldeia do concelho.
E o que tem Podence para poder ser considera uma Aldeia Maravilha?

A começar pelo Caretos, que são o grande chamariz e protagonistas de Podence.

Mas, atrás disso, vem tudo o resto. A igreja do século XVIII, que quem aprecia História da Arte fica encantado. Uma das praias do Azibo já tem o galardão de Maravilha, e faz parte da nossa paisagem. A partir de Podence temos a melhor paisagem sobre o Azibo.

Todo esse conjunto, com as pessoas da aldeias, com os restaurantes, o turismo rural, cria todo um conjunto e um atrativo que faz com que Podence seja a aldeia mais turística de Portugal, que seja cada vez mais visitada e que tenha, cada vez mais, esse interesse turístico.
Turística, sem deixar, pois, de ser autêntica.

Não deixa de ter vida, e não deixa de ter uma qualidade de vida que valoriza muito o interior do país. Ao contrário do que se possa pensar, no interior do país também se vive muito bem, e por isso temos cada vez mais visitantes.
Depois de encontrar as 7 Maravilhas de Portugal, e de passar pela gastronomia, agora vão distinguir-se as 7 Aldeias Maravilha do país, divididas por 7 categorias e com 7 pré-finalistas em cada uma delas. Podence é pré-finalista na categoria Aldeia Autêntica, e vai competir com Rio de Onor no mesmo grupo.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário