quinta-feira, 29 de junho de 2017

Encontro reuniu antigos seminaristas

Recordar os tempos passados numa instituição que os acolheu durante anos e reencontrar amizades antigas é o que procuram os antigos alunos dos seminários de Vinhais e Bragança num encontro que se concretizou no passado fim-de-semana e que se realiza anualmente há já 27 anos.
Para Carlos Gonçalo, de 73 anos e organizador deste evento, é um encontro importante porque o faz “viver de saudade do seminário e ao mesmo tempo manifestar gratidão”. “Gratidão porque foi para grande parte dos ex-seminaristas a única forma de poder ter mais do que a 4ª classe”, salientou. No entanto, lamenta a diminuição do número de participantes. “Chegámos a ser à volta de 100 pessoas e tem vindo a diminuir porque muitos já ficaram pelo caminho e outros por razões de saúde ou familiares não puderam comparecer”, explicou Carlos Gonçalo.
Albano Mesquita, antigo seminarista de 75 anos, vem a estes encontros porque considera que “é manifestação de amizade, de solidariedade e uma manifestação cultural”. “A cultura dá-nos uma matriz seja boa ou má, a nós deu-nos a matriz de poder começar a estudar no seminário, de sermos um grupo que nos demos muito bem e achamos que é importante reunirmo-nos todos os anos para trocarmos impressões, sedimentarmos mais esses afetos e termos a oportunidade de por em contacto pessoas que estando dispersas pelo país, têm mesmo assim tempo para chegar cá e recordar velhos tempos”, salientou o advogado.
Os olhos de Vergílio do Vale, de 77 anos, brilham ao recordar os tempos passados no seminário em 1953. Há 27 anos que não falha a este encontro e que é para ele “o matar saudades de amizades antigas”. “Esta rapaziada do meu tempo são uns queridos, gostamos de estar uns com os outros. Eu venho do Porto e portanto é uma satisfação enorme estar aqui”, frisou. É ele que se encarrega agora da animação musical do sarau que se sucedeu ao jantar convívio de sábado no seminário de Bragança.
O Encontro continuou no domingo em Vinhais com a celebração de uma Eucaristia dominical na igreja do Seminário e um almoço de confraternização.

Marta Pereira
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário