sexta-feira, 30 de junho de 2017

Encontro sobre História e Cultura Judaicas homenageou Professor Adriano Vasco Rodrigues

Torre de Moncorvo recebeu nos dias 23 e 24 de Junho o III Encontro de História e Cultura Judaicas, na Biblioteca Municipal.
Esta terceira edição foi realizada em homenagem ao Professor Adriano Vasco Rodrigues, contando com a exposição biográfica “ Adriano Vasco Rodrigues – Nós Vivemos Procurando… A Procura Faz a Vida”, a apresentação do livro “História e Cultura Judaicas – Homenagem ao Professor Adriano Vasco Rodrigues” pelo Padre António Lourenço Fontes e o depoimento do Dr. Joshua Benoliel Ruah e da Professora Elvira Mea, sobre o investigador. 

“É importante homenagear o Professor Adriano Vasco Rodrigues pela sua obra, pelo seu carisma e pela sua relação com Torre de Moncorvo, não só como académico mas por todo o sentimento que ele coloca nesta terra, que adotou pelo coração. É importante termos essa relação com uma das pessoas que mais contribuiu para o conhecimento da cultura judaica em Portugal”, referiu o Presidente da Câmara Municipal de Torre de Moncorvo, Nuno Gonçalves. Salientou ainda que “estamos hoje a fazer esta homenagem, é de gratidão mas também para dar a conhecer a importância desta cultura em Torre de Moncorvo, no Nordeste Transmontano e em Portugal.” 

“O trabalho do Professor Adriano Vasco Rodrigues é um trabalho de grande interesse internacional, profundo, de grande valia e que na época em que o começou a fazer era quase um tabu. É um homem que tem características ímpares e que merece todas as homenagens que lhe sejam feitas”, referiu o  Joshua Benoliel Ruah. 

No decorrer do encontro tiveram lugar várias comunicações sobre a temática, entre elas “A Lenda dos Abafadores Judeus sob o olhar de dois historiadores Abade de Baçal e Samuel Schwarz, e do escritor Miguel Torga”, do Professor João Medina, “O Abade de Baçal, “os judeus” e o tomo V das memórias…” do Professor José Augusto Monteiro, “Isaac Pinto – um projeto de economia política para a felicidade das nações” do Professor Norberto Cunha, “Marcas Arquitetónicas Judaicas no Nordeste Peninsular” do Dr. Antero Neto, “Aquisição da Nacionalidade Portuguesa por via da ascendência sefardita” do Professor António Maria e Assis e “Freixo de Espada à Cinta – a vila mais manuelina de Portugal/Considerações em torno da influência judaica” do Dr. Jorge Guerra Duarte. 

Destaque ainda para a apresentação do livro “Torre de Moncorvo – Recuperação do Pelourinho Municipal” da autoria da Dr.ª Adília Fernandes, do Professor Adriano Vasco Rodrigues e do Arquiteto Dr. João Campos.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário