segunda-feira, 26 de junho de 2017

Escritas do Nordeste – Ensaios e Recensões sobre Autores Transmontanos de Norberto Francisco Machado da Veiga

Apresentação no dia 29 de Junho, pelas 17h30 na Biblioteca Municipal de Miranda do Douro.
Apresentação da obra pelo Dr. António Tiza.

Publicado pela Lema D’Origem o livro apresenta uma análise crítica de quinze textos de nove autores transmontanos: António Sá Gué, António Tiza, Ernesto Rodrigues, Fernando Mascarenhas, Francisco Niebro (Amadeu Ferreira), Hélder Rodrigues, Tiago Patrício, Carlos D’Abreu e Francisco José Lopes.
Este livro é o primeiro do autor apesar da sua intensa atividade de escrita, para a imprensa regional ou prefaciando obras de outros autores. Norberto da Veiga é professor no Agrupamento de Escolas de Alfândega da Fé e também ele transmontano como os autores que examina no livro.
"Os trabalhos de Norberto Veiga aqui reunidos exaltam a seriedade de lei­tor, alicerçada em iluminadoras relações intertextuais e no risco, assumido, de várias afirmações. (…) Em termos críticos, cada um de nós tem a sua ‘enciclo­pédia individual’, e graus diversos de aproximação, conforme o objeto. (…)
A seriedade da empresa aceita afirmações riscosas, que um autor também crítico, nos segredos da criação, não deve negar ou combater. É um direito de outrem, escudado na melhor teoria, de R. Barthes a U. Eco, de Aguiar e Silva, H. Bloom e G. Genette e, pelo meio, chamadas a Antigos e a convivas de hoje. (…) Neste quadro, Veiga mostra-se um produtivo estruturalista, ao desvelar planos, andaimes, ligações, uma geral arquitetura de que raros são capazes. Poderemos falar em acerto crítico, quando um autor não se sente violentado. (…)
Norberto Veiga estatui relações, diligencia holisticamente, tal como deteta processos holísticos em vários lugares.
É um olhar abrangente, reunindo analista preso ao texto, ou perimetran­do-o, e historiador de mentalidades que sobrevoa matérias no mesmo texto convergindo."

Do prefácio, Ernesto Rodrigues
in:Município de Miranda do Douro

Sem comentários:

Enviar um comentário