quinta-feira, 22 de junho de 2017

Festa da Cultura Mirandesa: Associação Lérias realiza festival "Diç Que Hai Fiesta Ne L Pob"

A Associação Lérias , uma associação cultural sediada em Palaçoulo, concelho de Miranda do Douro, leva a efeito no próximo dia 23 de Junho em Miranda do Douro e no dia 24 em Palaçoulo, o festival "Diç Que Hai Fiesta Ne L Pob". A iniciativa pretende mostrar "o que de melhor se faz ao longo de um ano de trabalho na preservação e desenvolvimento da cultura tradicional, em especial da mirandesa".
A Associação  foi fundada em Junho de 2008, com o objetivo de apoiar da prática artística e pedagógica aliada ao desenvolvimento da cultura tradicional. Neste momento possui as escolas de Gaita de Foles, Percussão, Fraita, Guitarra, Expressão Musical para Crianças, Danças Tradicionais e ainda formação em Pintura e Desenho e Teatro. 

A Lérias possui o T.R.E.T.A.S, um grupo Teatro Rural Experimental em Terreiros, Auditórios e Salões; o grupo "Anda Camino", grupo de animação musical que congrega professores e alunos da associação; o "Yerba Lhoba", que é um grupo de música de raiz tradicional das Terras de Miranda constituído por elementos da Lérias e as "Las Çarandas", um grupo feminino de música tradicional que explora e recolhe as cantigas tradicionais das Terras de Miranda. 

A Associação Léras assume a sua vertente ligada ao "Conhecimento, cidadania, ética, inclusão, tradição, inovação, diversidade, identidade, qualidade, valor cultural, sustentabilidade, flexibilidade, dedicação e responsabilidade", fomentando ações de formação artística e cultural, produções e programações culturais, atividades para jovense a promoção e divulgação da cultura tradicional. 

No programa da edição 2017 do festival "Diç Que Hai Fiesta Ne L Pob" a associação vai fazer "a apresentação de fim de ano da Escola de Música Tradicional e Artes da Lérias, concertos com os convidados TRASGA e AndaCamino, teatro com os TRETAS e muita animação pela noite dentro".

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário