quinta-feira, 29 de junho de 2017

Livro sobre a História da aldeia de Frieira apresentado em dia de S. João

Foi um dia especial para Frieira que no passado sábado assistiu na capela de S. João à apresentação do primeiro livro sobre a aldeia.
O livro “História da Aldeia de Frieira” foi escrito por António Rodrigues Mourinho e fala sobre a história social, económica, religiosa, cultural e artística de Frieira. “Há muito tempo que conhecia algumas coisas de Frieira, pelo menos há quase 40 anos, comecei a mexer
e foram aparecendo as coisas, principalmente acerca da igreja.
Fui vendo o que havia aqui dos monumentos, como a igreja e o pelourinho que é símbolo da independência judicial, económica e administrativa”, explicou. O historiador garantiu que a ideia de fazer o livro surgiu do professor Nuno Pires.
Na cerimónia de apresentação do livro, Nuno Pires considerou que se tornou “importante não só manter viva a memória do passado, como também saber como surgiu tudo o que pelos antepassados foi herdado”. ”Como surgiram e para que serviram os nossos monumentos históricos, a nossa igreja, as nossas capelas, o nosso património religioso e cultural, as nossas tradições e como vivem e viveram as nossas gentes. Esse foi o motivo central que nos motivou e que nos levou à impressão do registo escrito devidamente organizado permitindo patentear o que fomos e quais são as nossas raízes”, salientou o professor. Manuel Crisóstomo, presidente da junta de Macedo do Mato considera que este livro é importante não só para aldeia e para a freguesia mas também para o distrito de Bragança. “Tem muito valor a nível cultural e tem coisas muito interessantes da vida da aldeia de Frieira, que é uma aldeia histórica”, realçou. A data da apresentação foi acordada para o dia 24 de Junho porque foi o dia de S. João Batista, padroeiro de Frieira.
“Juntámos o útil ao agradável. Fizemos a apresentação do livro, em seguida fizemos uma missa campal celebrada pelo Pe Moreira na capelinha de S. João no centro da aldeia e depois ainda tivemos um magnífico convívio com 400 pessoas onde aproveitámos a ocasião para oferecer um donativo à Liga Portuguesa Contra o Cancro que a junta de freguesia de Macedo do Mato angariou na feira de Izeda do folar, no valor de 1085 euros”,
explicou o presidente. A data também foi aproveitada para oferecer ao Centro Social Paroquial de Izeda uma cadeira de rodas.

Marta Pereira
in:mdb.pt

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Como posso comprar o livro?

    Obrigado

    Baptista de barros

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Sr. Baptista de Barros

    Para comprar o livro em questão, deverá contactar o email: anunopires@hotmail.com

    Saudações Transmontanas.

    Henrique Martins

    ResponderEliminar