terça-feira, 13 de junho de 2017

"Maria, Mãe para o 3.º milénio" é o tema de um congresso da Diocese Bragança-Miranda

A Unidade Pastoral Bartolomeu dos Mártires, no concelho de Alfândega da Fé, vai acolher o I Congresso Mariano da Diocese de Bragança-Miranda. Será de 16 a 18 de junho, na Casa da Cultura de Alfândega da Fé, e terá como tema «Maria, Mãe para o terceiro milénio».
A iniciativa é organizada pelo Movimento da Mensagem de Fátima (MMF) em conjunto com o Santuário do Imaculado Coração de Maria dos Cerejais, e conta com um conjunto de conferencistas de destaque nacional. 

Para o Pe. José António Machado, este «será um congresso com caráter teológico» que visa «ajudar a pensar o lugar que Maria ocupa na devoção, e no coração do povo cristão, a partir do magistério da Sagrada Escritura e das próprias Aparições de Fátima», salienta. 

De acordo com o programa, a sessão de abertura (no dia 16 de junho pelas 17h00) será presidida pelo bispo diocesano, D. José Cordeiro, seguindo-se uma conferência sobre «A maternidade espiritual de Maria no Concílio Vaticano II», por D. Francisco Senra, bispo auxiliar de Braga. 

No sábado, dia 17, o Professor Doutor José Carvalho, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), abre os trabalhos do Congresso com uma alocução intitulada «Conduzidos a Cristo por Maria». O Pe. António Magalhães, Mestre em Teologia Bíblica, encerra a manhã com uma reflexão sobre «A Virgem Santa Maria na Sagrada Escritura».

No período da tarde, os representantes do Santuário de Fátima e da Causa de Canonização dos Pastorinhos de Fátima, Doutor Pedro Valinho e Ir. Ângela Coelho, vão contextualizar as Aparições nos séculos XX e XXI. 

Henrique Franco, do MMF, abordará o papel daquele movimento na difusão e vivência das Aparições, e o Prof. Doutor João Manuel Duque, da UCP, encerra os trabalhos daquele dia com uma comunicação intitulada «Maria: Santuário de Deus entre os homens». À noite, no Santuário de Cerejais, os jovens da Unidade Pastoral dinamizam uma Lectio Divina com adoração ao Santíssimo Sacramento. 

No domingo de manhã, pelas 09h30, D. José Cordeiro fará a conferência conclusiva “Um estilo mariano na actividade evangelizadora da Igreja”. 

O ponto alto do Congresso terá lugar na Eucaristia de encerramento, pelas 11h, no Santuário do Imaculado Coração de Maria dos Cerejais, na qual o Prelado fará o anúncio da elevação do templo a Santuário diocesano. 

A Eucaristia será transmitida, em direto, pela antena da Rádio Renascença, para todo o País. O Município de Alfândega da Fé e as Comunicações Sociais da Diocese apoiam o Congresso.

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários: