terça-feira, 6 de junho de 2017

Tratores matam oito em 15 dias

Jorge Figueiredo de 67 anos é a oitava vítima, no espaço de 15 dias, a perder a vida na sequência de acidentes com tratores em Portugal.
As vítimas tinham entre os 58 e os 80 anos. Jorge Figueiredo é a vítima mais recente. Morreu ontem de manhã, esmagado pela máquina agrícola que conduzia numa aldeia de Bragança. 
O agricultor saiu de manhã de sua casa, na freguesia de Zeive, e rumou até um terreno agrícola na EN308, a poucos quilómetros da aldeia para lavrar castanheiros. "Ele estava com um sobrinho quando o acidente aconteceu. Foi esse sobrinho que ligou a dizer que o trator tinha tombado", disse ao CM uma vizinha da vítima. 
Tudo aconteceu pelas 10h20. O trator terá entrado em despiste e de seguida embateu contra um monte de pedras e capotou. O agricultor ficou preso por baixo da máquina. "Quando chegámos, o trator já tinha sido retirado de cima da vítima por um sobrinho com auxílio de um outro trator. 
O helicóptero do INEM foi acionado, porém já não havia nada a fazer e o óbito foi declarado no local", conforme explicou ao CM João Gonçalves, adjunto de comando dos Bombeiros de Bragança. Em junho morreram três agricultores nos concelhos de Pinhel, Caldas da Rainha e Bragança. 
O mês de maio ficou marcado pelas mortes que foram causadas por tratores em Alvaiázere, Santarém, Valpaços, Chaves, Amarante e Penela, desde 20 de maio. 
Os acidentes mortais preocupam a GNR, que realiza frequentemente ações de sensibilização junto dos agricultores para o uso do arco de Santo António com vista a diminuir os números trágicos.

Ana Borges Pinto
Correio da Manhã

Sem comentários:

Enviar um comentário