quinta-feira, 1 de junho de 2017

Vinhais com mais de 530.000,00 € para promover e rejuvenescer o Setor Agroalimentar em especial o Fumeiro de Vinhais

A Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara (ANCSUB) conseguiu a aprovação de um projeto, no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte 2020, num montante de financiamento de 534.699,30 euros.
Com o projeto “Apoio ao Empreendedorismo do Setor Agroalimentar em Terras de Trás-os-Montes” pretende-se fomentar o espírito empresarial na região, mais concretamente no que diz respeito à produção de fumeiro de Vinhais IGP.
O projeto, que é uma aposta da ANCSUB com o apoio da Câmara Municipal de Vinhais, permitirá concretizar uma estratégia de valorização dos produtos agroalimentares de Vinhais, em especial do fumeiro, através do apoio às empresas do setor agroalimentar e criação de novas empresas, da inovação dos produtos endógenos, da qualificação dos empresários do setor agroalimentar e do aumento da comercialização e exportação de produtos e da dinamização e promoção do turismo gastronómico.
A aprovação deste projeto reveste-se de uma grande importância para um concelho, onde a produção de fumeiro continua a ser um dos importantes setores económicos. “Vinhais é um território rural, onde a agricultura é o suporte socioeconómico da população e a produção de fumeiro tem de continuar e ser encarada como uma alternativa de criação da própria empresa e do próprio emprego”, considera a responsável por aquela associação.
A implementação do projeto vai ter início já no presente ano e prolonga-se até 2019.
O Norte 2020 trata-se de um instrumento financeiro que tem como objetivo o desenvolvimento regional do Norte de Portugal.

site da CM Vinhais

Sem comentários:

Enviar um comentário